fbpx
sistema MES

Sistema MES para aumento da produtividade

A otimização do chão de fábrica é um dos desafios atuais da indústria. É nesse contexto que se recorre ao sistema MES para aumento da produtividade. Os sistemas originalmente chamados de Manucturing Execution System (M.E.S) proporcionam novas experiência ao processo industrial.

O software MES não pode mais ser visto apenas como um recurso de gerenciamento. Hoje, ele é muito mais do que isso. É considerado, inclusive, uma das peças fundamentais para produzir mais gastando menos. No Brasil a tecnologia já ganha espaço e aumenta ainda mais a competitividade entre as empresas.

Através de sistema MES é possível, por exemplo, trabalhar em conjunto com um ERP. Essa é apenas uma das vantagens que o MES oferece. Ele pode ser utilizado tanto para o maquinário quanto para o planejamento da indústria.

 

O que é o sistema MES?

É preciso conhecer o sistema MES para poder fazer uso de todas as potencialidades que ele pode apresentar à indústria. Criado em 1990, o sistema MES para aumento da produtividade foi logo sendo incorporado na indústria.

Ele se originou dos Enterprise Resource Planning (ERPs). Esses, no caso, considerado um modelo de Sistema Integrado de Gestão Industrial. Entretanto, os ERPs são direcionados à área administração da indústrial. Essa é a principal diferença para o sistema MES, focado mais nos processos operacionais do chão de fábrica.

O MES oferece as informações em tempo real, facilitando o controle, as tomadas de decisões e correções de falhas. Integrado a outros sistemas, como os próprio ERPs, tem as suas funções otimizadas ainda mais.

 

O que o sistema MES pode fazer?

O sistema MES se caracteriza pela versatilidade. Ao investir nele, investe-se sobretudo em um sistema com inúmeras funcionalidades. Ao contrário do que se pode pensar, ele não é apenas um software para acompanhar os processos de produção.

Não é por acaso a preferência da indústria pelo sistema MES para aumento da produtividade. Saiba as principais funções que ele apresenta:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Controle de estoque e funcionários;
  • Gestão de pedidos;
  • Armazenamento dos dados da produção e maquinário;
  • Relatório de métricas da produção.

 

Utilizando o sistema MES para aumento da produtividade

Você já descobrir como se originou o sistema MES e qual as suas funções, mas é preciso ir além. Afinal, quais são os reais benefícios do sistema MES para aumento da produtividade? Em meio a tantas tecnologias, é importante escolher por aquela que seja completa.

Ao investir em um sistema MES para a sua indústria, você poderá contar com os seguintes benefícios:

  • Diminuição do tempo da produção;
  • Aumento da produtividade;
  • Controle de todo o processo do chão de fábrica;
  • Análise precisa dos custos;
  • Diminuição de custos;
  • Aumento dos lucros;
  • Dados precisos;
  • Acompanhamento em tempo real.

 

Diferenças entre MES e ERP

É possível que você tenha alguma dificuldade em diferenciar sistemas MES dos sistemas ERP. Essa confusão é comum e é muito simples traçar as diferenciações entre ambos.

Os ERPs são amplamente conhecidos e atuam em praticamente todas as áreas da empresa. Eles são ótimos para oferecer uma visão geral dos processos. Já os sistemas MES possuem um foco específico: a produção.

A ligação entre ambos acontecem justamente porque o MES possibilita que você integre o chão de fábrica ao ERP. Isso pode acontecer, inclusive, em tempo real – o que agiliza e facilita os processos.

É importante que você saiba que um sistema não substitui o outro. Eles possuem funcionalidades e focos distintos e podem se complementar. Há informações que serão mais detalhadas em cada um dos sistemas, por isso não podem ser substituídos.