As mudanças no cenário industrial, principalmente em termos de mercado, demandam a adoção de novas técnicas e metodologias que visem a eficiência na produção. Uma das formas de garantir que a empresa consiga otimizar os seus ganhos é utilizar o apontamento de produção.
A realização de um correto processo de apontamento potencializa a gestão da empresa. Em especial, quando o assunto é otimizar a produção e garantir a sua eficiência.
Felizmente, com as inovações técnicas e de processos, hoje em dia, o apontamento de produção para indústria não precisa ser feito de forma manual. Isso porque o avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de sistemas para a automação dos procedimentos.
O que é apontamento de produção?
O processo de apontamento de produção abrange uma série de etapas pelas quais o produto deve passar em uma linha de produção. As informações requeridas nesse processo são referentes a entrada da matéria prima na linha assim como o fim da produção.
Além disso, o apontamento de produção inclui dados referentes às situações desfavoráveis que ocorrem no chão de fábrica.
Agora que já sabe o que é o apontamento, pode entender melhor para que serve este processo. Em termos gerais, o apontamento de produção é uma boa pedida para identificar a ocorrência, de gargalos, falhas e desperdícios durante o processo produtivo.
Importância do Apontamento de Produção
Após conhecer o conceito e sua serventia dentro de uma organização, é hora de avaliar a sua relevância. Quando se fala em aplicar um sistema de apontamento de produção automatizado, prioriza-se a rastreabilidade, o gerenciamento de estoque, a gestão de custos, a realização de um plano de produção.
Além disso, o sistema de apontamento também é importante, uma vez que permite um controle mais efetivo da produção, a programação do processo produtivo.
Acompanhamento de Produção
Mediante o uso do sistema de apontamento de produção, é possível obter informações do chão de fábrica. Esses dados podem ser obtidos e controlados mesmo estando em outro lugar.
Através do acompanhamento pode-se ter ideia de como está sendo desenvolvido o processo produtivo, em qual parte se encontra determinado item, evolução dos processos.
Questões de rastreabilidade
Quando se usa o apontamento nas empresas, é possível rastrear os produtos na indústria ou fábrica. O rastreio pode ser feito, haja vista que este processo conta com informações desde o início até o final da produção. Como consequência, possui dados relevantes sobre equipamentos e operadores das máquinas.
Outro ponto importante da rastreabilidade é que permite a deteção de falhas e problemas em alguma fase da produção. Assim, possibilita conhecer se eles são fruto de máquinas operando de maneira deficiente, operador sem treinamento prévio, etc.
Benefícios de usar o apontamento no chão de fábrica
A utilização do apontamento de produção proporciona uma série de benefícios. No entanto, para que estes sejam perceptíveis é fundamental que a implantação do sistema seja em tempo real e otimizada.
Um dos benefícios mais expressivos do apontamento é permitir o conhecimento dos custos reais e do tempo demandado para produção eficiente de um produto. Outra vantagem relevante é a localização de ordens e pedidos de venda de forma facilitada. O apontamento também permite saber o que está acontecendo em cada equipamento em tempo real. Assim, poderá potencializar a qualidade de tomada de decisão.
Outros aspectos considerados como benefícios são a obtenção de controle de informações diárias sobre a produção, aumento da produtividade no chão de fábrica mediante a aplicação de novos métodos de motivação, etc.
Sem dúvidas, optar pela adoção de um sistema de apontamento de produção é um diferencial para as empresas. Não fique fora da tendência.