fbpx
MES

O que é e como funciona o MES (manufacturing Execution Systems)

O Manufacturing Execution Systems, também chamados de MES, são sistemas utilizados no intuito de gerenciar as atividades da área de produção. Os sistemas MES (Manufacturing Execution Systems) têm como principal objetivo realizar uma ligação direta entre o planejamento estratégico e o chão de fábrica.

No que se refere às informações geradas pelos sistemas do tipo MES, estas são extremamente precisas e proporcionadas em tempo real.

Essas duas características são as responsáveis pela promoção assim como pela otimização das diferentes fases da produção. Essas etapas acontecem desde a missão de uma ordem até o momento que os produtos são acabados.

 

 

Importância do uso de MES (Manufacturing Execution Systems)

O uso dos sistemas MES é decorrente de certas inconsistências tradicionalmente encontradas em sistemas do tipo ERP e programas específicos utilizados na linha de produção. Para reduzir os erros e as lacunas entre sistemas, o MES importa dados do software ERP e integra-os ao cotidiano da produção. Isso é feito mediante o gerenciamento e a sincronização entre as tarefas da produção e os fluxos de materiais.

Tendo em vista que em uma cadeia de suprimentos, o maior valor agregado encontra-se na produção, é fundamental investir em sistemas que possibilitem a otimização do fluxo, assim como controle de qualidade dos materiais usados.

 

Principais funcionalidades dos MES (Manufacturing Execution Systems)

Quando se fala neste tipo de sistema, é importante considerar que possui diversas funcionalidades e que estas são imprescindíveis para o bom andamento do processo produtivo. Entre as principais funções encontram-se:

  • Realizar a importação dos parâmetros inerentes a produção, incluindo prioridades de manufatura e pedidos.
  • Fazer a importação de dados de outros sistemas do tipo ERP como estações de trabalho, informações sobre funcionários, controle de estoque, armazenamento, etc.
  • Armazenar informações relativas às atividades da área da produção incluindo tempo gasto por cada operador na realização de uma tarefa, tempo das máquinas, recursos utilizados, materiais e insumos desperdiçados, etc.
  • Oferecer instruções para efetuar a reposição do material na linha de produção.
  • Disponibilizar instruções para que os materiais sigam o fluxo pré-estabelecido através da linha de produção.
  • Permitir o apontamento da mão de obra.

Qual é o ponto chave do MES (Manufacturing Execution Systems): Como funciona este tipo de sistema?

Ao considerar todas as informações citadas até o momento, principalmente no que diz respeito à importância do sistema MES para a indústria, percebe-se que o ponto de destaque deste sistema é a possibilidade de saber se o que consta no planejamento está sendo, de fato, executado.

Quando não é realizado o que está previsto no plano, é possível detectar o motivo pelo qual esse não está sendo seguido e onde estão os problemas que dificultam a execução.

O uso do sistema MES possibilita ainda, detectar onde é necessário investir, quais colaboradores necessitam ser treinados, entre outras informações referentes ao trajeto do produto na linha de produção.

Mediante o uso de MES é possível potencializar a produtividade e permite melhorar a eficiência. Isso ocorre porque o sistema de esse tipo proporciona informações reais que tem como base o histórico da produção.

Como consequência do rápido fornecimento de informações relevantes, os gestores podem atuar evitando paradas desnecessárias durante o processo de fabricação. Desta forma, pode-se dizer que o MES (Manufacturing Execution Systems) são de grande valia para evitar a queda na produtividade.

Alguns dos sistemas MES oferecidos no mercado fazem uso de um conjunto de CLPs com o objetivo de captar dados de máquinas e equipamentos. Outros requerem uma interface humana e alterações significativas na programação dos CLPs.

Em termos gerais e visando a compreensão do seu modo de funcionamento, os MES trocam informações com sistemas ERP, porém são um programa separado. Assim sendo, é possível dizer que o MES (Manufacturing Execution Systems) é um sistema constituído por hardware e software.

Ao precisar de ajuda para encontrar sistemas acordes às necessidades da sua empresa, não hesite em conhecer as soluções oferecidas pela nossa empresa.