fbpx

Como funciona o sistema MES para a indústria?

O sistema MES é uma ferramenta de controle automático da produção focada em otimizar os processos industriais. Através do sistema MES é possível ter informações em tempo real e relatórios completos para trazer mais eficiência, produtividade e redução de custos para a empresa.

De forma simplificada, esse sistema ajuda a controlar todas as etapas produtivas de forma automática, e oferece aos gestores dados em tempo real que contribuem para o processo de tomada de decisões. Através desse sistema, é possível realizar a integração com o ERP, de forma que as tarefas realizadas no dia a dia são sincronizadas e favorecem a troca de informações sem perder tempo.

Quais os benefícios do sistema MES para a indústria?

Por conta de suas características e funcionalidades, o sistema MES ajuda a agregar muitos benefícios para o setor industrial. Veja alguns exemplos a seguir:

Tomada de decisões mais assertiva

Todos os dados relacionados aos processos realizados ficam registrados dentro de um sistema de fácil visualização. Assim, os gestores conseguem ter acesso a informações em tempo real sobre tudo que acontece na produção da indústria e conseguem, a partir daí, tomar ações para melhoria do processo industrial para reduzir custos, evitar desperdícios e aumentar a produtividade e a margem de lucro.

Maior produtividade

Por conta da utilização de processos automáticos, o sistema MES ajuda a aumentar a produtividade, além de reduzir a incidência de falhas e erros nos processos. Uma vez que essa parte da gestão está sendo realizada automaticamente, os colaboradores podem focar em tarefas mais relevantes e urgentes para o negócio. O aumento da produtividade proporcionado pelo sistema MES se dá nos primeiros meses de implantação. As empresas são capazes de atingir o OEE de nível mundial.

Redução de desperdícios

Assim como a produção abaixo do esperado é ruim, a produção excessiva também causa desperdícios. Quando ocorre a produção em excesso a qualidade final do produto pode ser comprometida, gerando refugos. Pode ainda aprisionar o capital da empresa em insumos e armazenagem destes produtos parados.

E na situação contrária, quando há falta de produtividade em algum setor, ocorre o desperdício de potenciais recursos, como máquinas paradas, operador ocioso e principalmente de tempo.

Ter o controle da produção em tempo real é fundamental para reduzir ou eliminar desperdícios. Com o MES é ainda possível reduzir a quantidade de refugos produzidos. 

Entre em contato com nossa equipe para saber mais, estamos disponíveis para entender o processo da sua empresa e aumentar a sua produtividade!