A gestão online do software OEE para o monitoramento de máquinas em tempo real é um dos pilares da produção industrial. Através do gerenciamento proativo das paradas planejadas, roteiro para corrigir incidentes e falhas e monitoramento de máquinas em tempo real do chão de fábrica, os processos produtivos se tornam mais eficientes.
O software OEE (Overall Equipment Effectiveness) é capaz de assegurar a disponibilidade dos equipamentos para a produção industrial, controlando as paradas de máquinas. O software é baseado na coleta e análise de dados automaticamente. Esses dados são fornecidos diretamente pelas máquinas e terminais de apontamento no chão de fábrica.
Além de capturar dados, o software OEE visualiza imediatamente os indicadores de qualidade, desempenho e disponibilidade. Isso permite aos gestores agir com mais precisão e tomar decisões em relação aos turnos de produção, carga de trabalho por máquinas, e outras medidas que vão garantir o cumprimento das metas.
Benefícios do software OEE
A gestão do software OEE minimiza perdas, melhora o controle de paradas de equipamentos e máquinas, reduz falhas e refugo de qualidade e aumenta a produtividade. Há inúmeros benefícios na utilização do software OEE, pode-se destacar:
1. Agendamento e priorização com fluxo de trabalho padronizado;
2. Roteiro bem definido para abrir e acompanhar as ordens de serviço;
3. Regras de manutenção preventiva;
4. Relatórios de mão de obra e materiais necessários para executar uma ordem de pedido;
5. Apontamento detalhado de ocorrências, explicando o componente, tipo de defeito, causa e solução;
6. Registro automático de tudo que ocorre durante manutenção e relatório de desempenho de execução dessas manutenções preventivas;
7. Automáticos alertas realizar manutenção;
8. Roteiros padronizados de produção para reduzir conflitos no chão de fábrica;
9. Relatórios de MTBF e MTTR para adequar o planejamento da manutenção, bem como seus recursos.
Como calcular a eficiência global de máquinas OEE?
A forma mais simples de mensurar a eficiência das máquinas industriais é o cálculo OEE. Esse indicador representa 3 pontos fundamentais nos processos produtivos: a performance dos equipamentos, a qualidade do que está sendo produzido e a disponibilidade das máquinas para a produção.
Numa produção industrial ideal, as fábricas deveriam ter 100% de aproveitamento do tempo, 100% de qualidade e 100% dos recursos disponíveis. Mas infelizmente, isso não acontece na prática. Por isso, é necessário monitorar o índice OEE frequentemente para melhorar.
O OEE é calculado da seguinte forma:
OEE = Disponibilidade x Performance x Qualidade
A disponibilidade é a divisão entre o tempo disponível para produção e o tempo programado. O padrão mundial, segundo padrões Word Class, é em torno de 90%.
A performance é a divisão entre o tempo que deveria ser gasto para produzir X peças pelo tempo disponível para produção. Seu padrão mundial é de 95%.
A qualidade é o cálculo da quantidade X de peças menos a quantidade Y de peças defeituosas, divididos pela quantidade X de peças que deveriam ser produzidas. Seu padrão mundial é de 99%.
Se uma indústria, tem os seguintes índices:
Disponibilidade = 0,87
Performance = 0,86
Qualidade = 0,93
O OEE é calculado,
OEE = 0,87 x 0,86 x 0,93 = 0,695 = 69%
Com esse índice, pode ser observado que todos esses indicadores podem ser melhorados, através do monitoramento de máquinas. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.