A transformação digital causou uma verdadeira revolução na indústria. Atualmente, é possível ajustar e otimizar os processos de forma mais precisa com o uso de ferramentas tecnológicas eficientes. O monitoramento da produção em tempo real permite maior controle da produção. Com ele, é possível identificar falhas de segurança e gargalos no processo.
Como consequência, a indústria se torna mais produtiva e competitiva, aumentando o seu potencial de qualidade e entrega. Uma vez que o gestor é capaz de tomar decisões mais estratégicas.
A importância do monitoramento da produção em tempo real
A competitividade alterou a forma como as indústrias operam e produzem. O monitoramento da produção em tempo real colabora para o aumento da capacidade de integrar o chão de fábrica com outras áreas da indústria. Além disso, o monitoramento da produção em tempo real contribui para que todos os processos produtivos (preparação, qualidade, rastreabilidade e geração de indicadores) se tornem mais ágeis.
Leia também: 7 vantagens do sistema MES para sua indústria
Por meio do monitoramento da produção em tempo real, é possível verificar variações no lote, alterar o sequenciamento dos processos de produtos, melhorar o layout, aumentar a velocidade do processo, entre outros. Com isso, o monitoramento da produção informa aos gestores o que deve ser feito de forma autônoma e automática, o que permite realizar ajustes na produção, conforme a demanda.
Características do monitoramento da produção em tempo real
1 – Intercomunicação entre os sistemas é fundamental para o monitoramento de produção em tempo real
A presença de um sistema de monitoramento da produção com a capacidade de intercomunicação entre os sistemas é imprescindível. De nada adianta monitorar a produção se os dados não forem repassados para todos os níveis de produção. A coleta de dados torna a produção mais eficaz, e isso só pode ser feito se os sistemas estiverem integrados.
Por meio da comunicação em nuvem, a comunicação no chão do fábrica se torna cada vez mais integrada e tudo pode ser conectado diretamente. Nas indústrias mais inovadores que possuem alto grau de automação de produção, o índice de defeito nos produtos finais é baixíssimo.
2 – Tempo real é essencial
O monitoramento da produção em tempo real, permite a coleta e a disponibilidade de dados para que o gestor tome decisões rápidas e assertivas, evitando imprevistos. Dessa forma, os custos de produção são reduzidos, uma vez que o nível de defeitos é baixo.
3 – Monitoramento além da produção
Geralmente, monitorar o chão de fábrica se restringe à produção industrial. Mas, para ter uma visão abrangente de todas as atividades da indústria, o monitoramento deve se expandir para todas as etapas da manufatura, incluindo logística, vendas, até o consumidor.
Leia também: Software MES e o aumento da produtividade na indústria
4 – A tecnologia é a chave
A tecnologia é a chave para a coleta de dados e o monitoramento da produção em tempo real. Por meio de softwares modernos, é possível acompanhar de forma adequada a produção, o que possibilita a transformação dos dados em uma inteligência competitiva. Uma das tecnologias mais utilizadas nas indústrias é a IoT (Internet das Coisas).
5 – Manutenção de histórico
Com o monitoramento da produção em tempo real, é possível obter dados de todas as etapas do processo. É fundamental manter um histórico de todas as atividades. Assim, o gestor terá uma visão mais qualificada de todos os processos produtivos e poderá tomar decisões mais assertivas e eficazes.
A sua indústria já realiza monitoramento da produção em tempo real? Fale com nossos consultores e saiba mais.