fbpx

Utilizando Ferramentas de Manutenção Preditiva para Aumentar o MTBF

Uma boa gestão de manutenção preditiva pode fazer toda a diferença no processo para aumentar o MTBF da sua indústria. Através desse processo, e utilizando métricas viáveis, é possível analisar o desempenho dos equipamentos com mais eficiência e um controle mais assertivo.

O MTBF é um dos indicadores mais importantes de manutenção dentro da indústria permitindo que os gestores consigam acompanhar a disponibilidade dos maquinários utilizados. Diante mercado atual, é necessário adotar medidas que entreguem mais eficiência no ambiente industrial, permitindo melhorias e otimizações que garantam um espaço diferenciado perante a concorrência.

Medir com assertividade é um dos processos fundamentais para os gestores que desejam melhorar o desempenho da sua indústria e entregar resultados cada vez melhores, através da análise inteligente dos resultados e dos processos.

Leia também: Sistema MES para indústria para aumentar a produtividade

O que é MTBF

 O tempo médio entre falhas (Mean Time Between Failures) consiste em um indicador de confiabilidade que permite determinar o tempo médio entre falhas de equipamento. Através desse indicador, é possível definir com assertividade a frequência das paradas para inspeção e manutenção preventiva e preditiva, garantindo um controle de manutenção mais inteligente.

O cálculo do MTBF leva em consideração o tempo de disponibilidade, tempo de manutenção e o número de paradas realizadas. Alcançando esse valor médio é possível determinar o tempo médio entre as falhas e estabelecer um protocolo de manutenção mais eficiente.

Utilizar esse valioso indicador vai permitir que a indústria garanta um nível de produtividade de acordo com o planejamento realizado. Dessa forma, é possível reduzir custos de manutenção e evitar paradas excessivas para troca de peças ou manutenção de equipamento.

Manutenções inesperadas representam um grande prejuízo para a indústria, sendo necessário interromper toda uma operação para garantir que o equipamento seja reparado e que ele possa retomar a sua operação. Por esse motivo, a manutenção preditiva pode ser de valiosa ajuda para evitar esses gastos e garantir um processo produtivo contínuo e eficiente.

Isso significa que quanto maior o MTBF, melhor para a indústria, isso porque quanto mais tempo entre as falhas, melhor os equipamentos estão funcionando. Isso só é possível através de um processo de manutenção que garante uma maior disponibilidade de maquinário.

A utilização de ferramentas de manutenção preditiva vai ajudar a controlar esse processo de maneira mais inteligente e ajudar a sua indústria a um alcançar mais eficiência da manutenção e suporte durante o reparo dos equipamentos.

Essas ferramentas vão ajudar a entender qual o intervalo de tempo necessário para a manutenção, considerando as horas de atividade da máquina e o MTBF. A utilização de indicadores é fundamental para realizar esse processo com mais inteligência e eficiência, permitindo uma visão mais estratégica dos processos que são realizados no setor de manutenção.

A escolha da ferramenta certa pode fazer toda a diferença na sua indústria, ajudando a entregar dados consolidados e mantendo uma rotina mais eficiente no dia a dia da equipe de manutenção.