O Manufacturing Execution System é um sistema utilizado para efetuar o monitoramento do processo produtivo em tempo real. Tem como principal função avaliar os ciclos produtivos e as perdas. O sistema MES para indústria pode ser uma solução integrada ao ERP. Certamente, esta é uma ferramenta extremamente útil para a automação industrial.
Características fundamentais de um ótimo sistema MES para indústria
Um sistema deste tipo deve proporcionar o controle adequado dos processos assim como otimizar os processos de automação da indústria. Este tipo de sistema também deve garantir o rápido acesso às informações relevantes através de dispositivos mobile e dashboard. Mediante o acesso facilitado a tais informações, é possível realizar gráficos interessantes para a administração.
Com o sistema MES e possível realizar o apontamento em tempo real, sem perda de informações nem ociosidade. Através deste recurso tecnológico é possível ter mais controle dos movimentos dos materiais no chão de fábrica e também proporciona informações sobre o consumo das ordens de produção. Neste sentido, o MES proporciona dados sobre perdas de eficiência e confere informações relevantes para a melhora de tal situação.
A automação na coleta dos dados
Quando o apontamento é realizado mediante dispositivos que capturam informações diretamente da maquina, evitando ao máximo o contato humano, as informações tornam-se muito mais confiáveis, seguras e rapidamente acessíveis.
Infelizmente, muitos gestores acreditam que incorporar um sistema MES pode custar caro para a organização. No entanto, a visão de gasto deve ser convertida para investimento. Quando uma empresa investe neste tipo de sistema, ela proporciona uma ferramenta extremamente relevante para alavancar a produtividade.
Importância do sistema MES para indústria em termos de produtividade
Sem dúvidas, um dos principais aspectos que devem ser ressaltados é que este tipo de sistema é primordial para o fornecimento de informações sobre os mais variados acontecimentos ocorridos na linha de produção. Isto é, dos acontecimentos do chão de fábrica. Neste sentido, além de oferecer informações sobre o controle da produção propriamente dita, o MES também disponibiliza informações sobre atrasos, tempo de produção, refugos, máquinas, controle de qualidade, etc.
Entre as principais vantagens de se contar com um sistema MES para industria podemos citar:
- Análise de desempenho;
- Gestão laboral;
- Gestão de qualidade;
- Controle logístico;
- Monitoramento da liberação de produtos;
- Coleta e análise de dados;
- Utilização de recursos com mais eficiência;
- Controle de desperdícios;
- Gestão de processos com maior eficácia.
Visto os principais benefícios de contar com uma solução MES para indústria, percebe-se que ela é indispensável para o bom funcionamento do chão de fábrica, em especial, para a melhora na produtividade.
Capacidade produtiva
Para que a capacidade produtiva da equipe de trabalhadores seja potencializada, é importante contar com um sistema robusto. Isto é, que essa ferramenta funcione sete dias por semana, 24 horas por dia e assim, ofereça informações em tempo real.
Além da robustez, é fundamental contar com um sistema flexível. Desta forma, sempre que houver necessidades de mudança, a capacidade poderá ser modificada rapidamente. Como consequência, consegue-se atender as demandas do momento sem desperdício e contando com informações atualizadas.
Contar com um sistema MES é uma das melhores alternativas para a sua organização. Conforme mencionado anteriormente, o software confere agilidade na captação das informações, possibilita uma melhor organização e integração dos dados e promove uma tomada de decisão assertiva. Ao escolher a parceira que fornecerá o sistema, procure uma solução reconhecida no mercado.
Ficou com dúvidas? Não se preocupe. Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre soluções de apontamento e sistema MES.