fbpx

Sistema MES para indústria moveleira

O sistema MES foi criado na década de 90 diante de um cenário de aumento de concorrência e perda de rentabilidade das empresas do setor de manufatura. O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar o gerenciamento dos processos produtivos na indústria, a partir do momento da emissão das ordens de produção até a logística. Dentro da indústria moveleira, esse sistema pode trazer inúmeras vantagens.

A partir de relatórios e dados consolidados sobre tudo que acontece na indústria moveleira, o sistema MES ajuda a fornecer informações completas sobre a produção, contribuindo para um processo de tomada de decisão mais assertivo e inteligente. Essa ferramenta também permite que o funcionamento das máquinas seja monitorado de maneira contínua. Essas informações permitem que os processos sejam avaliados e otimizados de forma a garantir uma maior produtividade e rentabilidade.

Outro ponto importante de um sistema MES é ser alertado em tempo real se algo está saindo fora do planejado na produção. Assim, é possível tomar ações imediatas para sanar o problema e voltar a meta produtiva o mais rápido possível. 

Uma vez que os gestores têm em mãos todos os dados relevantes sobre os processos em tempo real, o crescimento do negócio pode ser consideravelmente favorecido.

Quais os benefícios do sistema MES para a indústria moveleira?

Além de ser um sistema totalmente integrável com ERPs, o sistema MES também pode trazer diversos outros benefícios, como:

Garante  um melhor acompanhamento do que acontece na fábrica

Quanto mais informações estiverem disponíveis para os gestores, melhor será o processo de tomada de decisões, trazendo uma maior possibilidade de crescimento para a indústria moveleira. Através desse sistema, é possível saber:

Produtividade dos equipamentos e dos colaboradores;

Quantidade de paradas não programadas;

Fluxo de insumos e matéria-prima.

Tudo isso em tempo real.

Com base nessas informações, os gestores podem implementar estratégias para otimizar diversos processos, como o planejamento de paradas para manutenção, melhoria do tempo de produção e do tempo de setup de equipamentos.

Redução de custos

O sistema MES permite um acompanhamento mais eficaz de todas as etapas produtivas da indústria moveleira, ajudando a identificar possíveis gargalos de produtividade e determinar onde as perdas acontecem. Controlando as movimentações e processos, os gestores conseguem ter uma visão mais clara de tudo que acontece dentro da empresa.

As perdas fazem parte da rotina da indústria, mas é possível utilizar recursos e ferramentas tecnológicas, como o sistema MES, para reduzir esse índice. Além das perdas consideradas inevitáveis que podem ser previstas, os gestores também precisam considerar as perdas decorrentes de erros, quebras, acidentes, entre outros. Quando essas perdas acontecem em uma quantidade superior à prevista, a rentabilidade do negócio pode ser seriamente prejudicada.

Controle de paradas

As paradas para manutenção são inevitáveis, seja de forma preventiva (para realizar reparos e ajustes antes que problemas maiores aconteçam) ou as paradas para reparos após o aparecimento de um problema técnico ou dano. Contudo, é imprescindível que exista uma programação para essas paradas para reduzir a indisponibilidade dos equipamentos e manter a produtividade do negócio.

Com um sistema MES, os gestores poderão medir o OEE da empresa, obtendo informações relevantes acerca da disponibilidade dos equipamentos, qual o tempo necessário para a produção de um lote, quais os resultados obtidos, entre outros, além de ser alertado em tempo real se algo está fora do previsto para que as ações sejam tomadas no momento exato em que o erro acontece para que a produção volte ao planejado o mais rápido possível.