Sabemos que a gestão de uma indústria apresenta diversos desafios e oportunidades que devem ser uma prioridade para os gestores. Saber exatamente o que acontece no chão de fábrica e as reais demandas da sua indústria é uma etapa primordial para conseguir alcançar o sucesso dentro de um mercado competitivo. Por essa razão, o apontamento de produção automático através do Sistema MES é uma estratégia fundamental para as indústrias que desejam se destacar.
Estabelecer um processo de comunicação entre os equipamentos e colaboradores com a equipe gestora é uma estratégia inteligente para quem deseja alcançar um controle de produção mais assertivo. Graças ao avanço da transformação digital, já é possível adotar ferramentas completas e voltadas para esse tipo de empresa, como é o caso do Sistema MES.
O Sistema MES (Manufacturing Execution System, ou sistema de execução de manufatura) é uma solução desenvolvida especificamente para combater essa distância de comunicação e garantir que os gestores tenham dados em tempo real sobre tudo que acontece dentro da indústria.
O que é o Sistema MES?
O Sistema MES foi desenvolvido especificamente para proporcionar monitoramento e gerenciamento eficiente da produção dentro do ambiente industrial. Tendo surgido no início da automação de produção, entre as décadas de 80 e 90, esse sistema vem ganhando cada vez mais popularidade.
Embora inicialmente o Sistema MES funcionasse apenas como rastreamento de produção através de leitores e códigos de barra, com o passar dos anos ele acabou ganhando recursos cada vez mais completos. Atualmente, permite uma integração total dos recursos industriais, aumentando a capacidade de gerenciamento e monitoramento dos gestores.
Com a ajuda dessa solução, é possível monitorar desde o planejamento do produto até a entrega ao consumidor final, além de integrar-se a sistemas de gerenciamento e recursos de automação.
O avanço da tecnologia fez com que o mercado se tornasse cada vez mais competitivo, e foi necessário que indústrias de todos os segmentos se adequassem a essa nova realidade. Por isso, a tecnologia vem sendo desenvolvida continuamente para atender às necessidades da indústria e garantir processos mais limpos, inteligentes e eficientes.
Como o Sistema MES funciona na prática?
Uma das maiores vantagens do Sistema MES é a possibilidade de se comunicar com hardware e software. Isso significa que ele proporciona uma comunicação ampla e entrega informações valiosas para os gestores.
Graças aos seus recursos, o sistema consegue coletar informações diretamente dos equipamentos sem que seja necessário realizar apontamentos manuais. Essa característica faz com que os dados sejam mais confiáveis e o processo de monitoramento mais ágil.
O apontamento de produção automático permite que a sua indústria garanta diversos benefícios, como veremos a seguir:
Monitoramento de tempo de produção
Cada processo pode ser acompanhado individualmente, permitindo identificar atrasos e gargalos produtivos. Através desses dados, os gestores conseguem reduzir o tempo de produção e aumentar a produtividade da indústria.
Acompanhamento de desempenho
O sistema pode ser configurado para acompanhar o desempenho dos equipamentos. Assim, os gestores reduzem o tempo ocioso e aumentam a produtividade das máquinas.
Controle de qualidade
O Sistema MES também pode ser utilizado para o monitoramento dos resultados dos produtos, identificando itens fora do padrão de qualidade. Dessa forma, sua indústria poderá entregar resultados cada vez melhores para seus clientes.
Monitoramento de paradas
O sistema notifica os gestores sobre possíveis paradas de manutenção ou falhas inesperadas. Quando a pausa não for planejada, os gestores podem estabelecer medidas corretivas rapidamente e retomar a operação do maquinário.

Benefícios estratégicos do apontamento de produção automático
Graças a essas funções, o sistema de apontamento de produção permite reduzir erros operacionais, proporcionar tomadas de decisão mais assertivas e melhorar a visibilidade das etapas produtivas.
Além disso, a integração tecnológica entre sistemas de gerenciamento e de monitoramento permite que a sua indústria opere com maior eficiência, otimizando recursos e reduzindo desperdícios.
Todos esses benefícios se refletem diretamente na redução de custos, já que há maior controle sobre falhas operacionais e sobre a utilização dos equipamentos. Isso significa que a sua indústria poderá ser mais produtiva utilizando os mesmos recursos disponíveis.
