Sabemos que a gestão de uma Indústria apresenta diversos desafios e oportunidades que devem ser uma prioridade para os gestores. Saber exatamente o que acontece no chão de fábrica e as reais demandas da sua indústria é uma etapa primordial para conseguir alcançar o sucesso dentro de um mercado competitivo. Por essa razão o apontamento de produção automático através do sistema MES é uma estratégia fundamental para as indústrias que desejam se destacar.
Estabelecer um processo de comunicação entre os equipamentos e colaboradores com a equipe gestora é uma estratégia inteligente para quem deseja alcançar um controle mais assertivo. Graças ao avanço da transformação digital, já é possível adotar ferramentas completas e voltadas para esse tipo de empresa, como é o caso do sistema MES.
O Sistema MES (Manufacturing Execution System, ou sistema de execução de manufatura), é uma solução desenvolvida especificamente para combater essa distância de comunicação e garantir que os gestores tenham dados em tempo real sobre tudo que acontece dentro da indústria.
O que é o sistema MES?
O sistema MES foi desenvolvido especificamente para proporcionar monitoramento e gerenciamento eficiente da produção dentro do ambiente industrial. Tendo surgido no início da automação de produção que se deu entre as décadas de 80 e 90, esse sistema vem ganhando cada vez mais popularidade.
Embora inicialmente o sistema MESfuncionasse apenas como rastreamento de produção através de leitores e códigos de barra, com o passar dos anos ele acabou ganhando recursos cada vez mais completos. Atualmente ele permite uma integração completa dos recursos industriais aumentando a capacidade de gerenciamento e monitoramento dos gestores.
Com a ajuda dessa solução, os gestores conseguem garantir o monitoramento desde o planejamento do produto até a entrega ao consumidor final, podendo ser integrados com sistemas de gerenciamento e recursos de automação.
O avanço da tecnologia fez com que o mercado se tornasse cada vez mais competitivo, e foi necessário que indústrias de todos os segmentos precisassem se adequar a essa nova realidade. Por essa razão, a tecnologia vem sendo desenvolvida cada vez mais para atender as necessidades da indústria e garantir processos mais limpos e inteligentes.
Como o sistema MES funciona na prática?
Uma das maiores vantagens do sistema MES é a possibilidade de se comunicar com hardware e software. Isso significa que ele proporciona uma comunicação ampla e entregue informações valiosas para os seus gestores.
Graças aos seus recursos, ele também consegue coletar informações direto dos equipamentos sem que seja realizado um apontamento manual. Essa característica faz com que esse recurso seja inteligente e confiável.
O apontamento de produção automático permite que a sua indústria garanta diversos benefícios, como veremos a seguir:
- Monitoramento de tempo de produção: cada processo pode ser monitorado individualmente para a identificação de atrasos e gargalos produtivos. Através desses dados, os gestores conseguem reduzir o tempo de produção e aumentar a produtividade da indústria.
- Acompanhamento de desempenho: também é possível configurar o seu sistema para acompanhar o desempenho dos equipamentos. Dessa forma, os gestores conseguem reduzir o tempo Ocioso e aumentar cada vez mais a produtividade das máquinas.
- Controle de qualidade: O sistema MES também pode ser utilizado para o monitoramento dos resultados dos produtos, identificando produtos fora do padrão de qualidade. Dessa forma, sua indústria poderá entregar resultados cada vez melhores para seus consumidores.
- Paradas: O sistema também notifica os seus gestores através de alertas sobre possíveis paradas de manutenção ou inesperadas. Quando essa pausa não for planejada, os gestores poderão estabelecer medidas corretivas e fazer com que o maquinário volte a operar na normalidade.
Graças a essas funções, o sistema de apontamento de produção industrial permite reduzir os erros operacionais, proporcionaram processo de tomada de decisão mais assertivo e melhora a visibilidade das etapas produtivas. Além disso, a integração tecnológica do sistema de gerenciamento com os sistemas de monitoramento permite que a sua indústria e com uma maior eficiência.
Todos esses benefícios garantem a redução de custos graças ao controle dos erros e falhas operacionais. Isso significa que a sua indústria será mais produtiva com os mesmos recursos que estiverem disponíveis.