fbpx
Planejamento de produção têxtil

Planejamento de produção têxtil, usando tecnologia para aumentar a eficiência

Gerenciar o planejamento de produção têxtil é um fator importante para melhorar a qualidade dos produtos. Para otimizar tempo e processos, reduzir despesas e aumentar a eficiência, o uso da tecnologia na produção têxtil é extremamente necessário.

A produção têxtil no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de confecção (Abit), o setor têxtil representa quase 25% dos empregos no país. Projeta-se que o mercado da moda vai crescer até 2021 cerca de 4%. O Brasil é referência mundial em homewear, jeanswear e beachwear. Além disso, é o quarto maior produtor de malha no mundo.

Todo esse crescimento é consequência do uso da tecnologia no planejamento de produção têxtil. A cada dia, surgem novos materiais, tendências, ferramentas, canais e processos de gestão que transformam a estrutura industrial, otimizam a produção e potencializam os resultados do setor têxtil. Dessa forma, o uso da tecnologia no planejamento de produção têxtil confere maior competitividade para este setor.

Leia também: É possível implementar a Indústria 4.0 no setor têxtil?

Como funciona o planejamento de produção têxtil

O uso da tecnologia no planejamento de produção têxtil afeta diretamente os maquinários. Com ajuda das características da indústria 4.0 como IoT, inteligência artificial, armazenamento em nuvem, Big Data, realidade virtual, diversas tarefas repetitivas estão sendo automatizadas, reduzindo custos com mão de obra, retrabalhos, índices de defeitos, entre outros.

Além disso, para se manter competitivo, as indústrias do setor têxtil precisam contar com sistemas modernos, inovadores e atualizados constantemente. Para que a indústria têxtil cresça de maneira sustentável, é fundamental ter um bom sistema PCP – planejamento e controle de produção.

O Planejamento e Controle de Produção – PCP é um sistema que conecta os setores estratégicos, táticos e operacionais da indústria têxtil. Entre outras palavras, ele concilia o planejamento estratégico da fábrica com as tarefas desempenhadas no chão de fábrica diariamente. O principal objetivo desse sistema é assegurar que os recursos da produção têxtil sejam disponibilizados no momento e quantidade certos e no nível de qualidade apropriado.

Um eficiente planejamento e controle de produção têxtil possibilita que o gestor obtenha uma visão mais ampla da sua indústria. De posse das informações coletadas no PCP, ele poderá tomar decisões assertivas, melhorando os processos produtivos, reduzindo falhas e gargalos, e por consequência, aumentando a eficiência operacional.

 

Etapas do planejamento de produção têxtil

O PCP deve envolver todas as áreas da indústria têxtil: chão de fábrica, compras, estoque, financeiro, entre outras. A implantação do PCP é feita em 6 etapas. Confira:

Previsão da demanda – Análise da produção, mão de obra e materiais necessários para os pedidos da empresa.

Capacidade produtiva – Análise da capacidade produtiva da fábrica, ou se há necessidade de um redimensionamento para atender a demanda prevista.

PAP – O planejamento agregado da produção é um documento anual, com atualizações mensais que traçam as estratégias mais adequadas conforme o porte da sua indústria. Isso inclui volume de produção, quantidade de mão de obra, serviços logísticos, estoques mensais, contratos de fornecimento e horas extras.

PMP – A programação mestra da produção define de que forma a produção será operacionalizada a curto prazo para cumprir a demanda.

PDP – A programação detalhada da produção utiliza sistemas que determinam a operação diária, fluxo de trabalho e o controle de tarefas em tempo real, para melhorar o andamento do processo produtivo.

Controle da produção – Acompanha a produção e verifica se todas as ações estão sendo realizadas conforme o planejado. Também é possível identificar gargalos ou falhas e corrigi-los.

 

O planejamento de produção têxtil é fundamental para seu negócio. Por meio dessa tecnologia, é possível prever os recursos, investimentos, materiais e estoques necessários para atender uma demanda de produção em larga escala. Quer saber mais sobre isso? Fale com nossos especialistas.