Diante das incertezas econômicas no Brasil, o setor industrial tem sofrido. Por meio dos cortes de despesas e controle governamental, o setor metalmecânico brasileiro perde competitividade diante do mercado internacional. Portanto, um planejamento de produção para o setor metalmecânico é fundamental para garantir seu crescimento e produtividade.
Acompanhamento do chão de fábrica e planejamento de produção para o setor metal mecânico
O planejamento de produção para o setor metalmecânico passa pelo acompanhamento do chão de fábrica.
O chão de fábrica é onde tudo acontece numa indústria. Lá, é possível perceber as falhas, gargalos, tempo hábil para produção, problemas no estoque, etc.
O acompanhamento em tempo real do chão de fábrica possibilita que a gerência tome decisões de forma mais estratégicas e assertivas.
As principais vantagens do acompanhamento do chão de fábrica são:
- Maior rapidez nas análises de informações
- Maior otimização do uso dos recursos
- Redução de custos
- Aumento da produtividade
- Planejamento de curto a longo prazo
Mas afinal, o que é o planejamento de produção para o setor metal mecânico?
O Planejamento de Produção (PP) é a segunda parte do PCP (planejamento de controle de produção) e diz respeito a previsão de vendas. Entre outras palavras, mensura a capacidade produtiva da indústria.
Leia também: Planejamento de produção na indústria, como aplicar de forma correta?
O planejamento é realizado com base no que a indústria tem de expectativa sobre determinada produção. Durante a execução, muita coisa pode acontecer, funcionários podem errar, equipamentos podem quebrar,etc. Nesse momento, é importante ter o controle de produção para lidar com todas essas alterações no planejamento.
A importância do Planejamento de Produção
O planejamento de produção para o setor metalmecânico traz aumento de produtividade. Uma vez que as equipes e os equipamentos estão prontos para realizar determinada demanda.
Além disso, o planejamento de produção ajuda na redução de desperdício. Quando a indústria sabe exatamente o que o mercado de metalmecânico está precisando, ela não vai gastar com produtos que serão consumidores e será mais assertiva na demanda.
Quando o planejamento de produção é bem feito, ele integra as equipes de todos os setores, pois todos estão voltados para um mesmo objetivo, uma produção eficiente.
Como não errar no planejamento de produção para o setor metalmecânico
O setor metalmecânico conta com certas dificuldades comuns as indústrias. As principais delas são:
- Comunicação entre os setores da indústria
- Acompanhamento dos dados do chão de fábrica
- Cadastros
- Funcionários treinados e especialistas
- Programação ideal de fabricação
- Garantia de qualidade
- Planejamento bem estruturado
O planejamento de produção deve ser capaz de alinhar a capacidade produtiva da indústria com a demanda do mercado. Portanto, é importante não errar nesses seguintes pontos:
Previsão de demanda
De nada adianta criar um produto, sem saber se haverá demanda para o mesmo. Entre outras palavras, prever uma demanda é fazer um prognóstico sobre o que vai acontecer no mercado de metalmecânico, por um determinado período de tempo.
Uma boa previsão pode alavancar as vendas. Para isso, é preciso realizar análises quantitativas e qualitativas.
Abordagem quantitativa
No planejamento, é importante contar com os números exatos. São dados sobre as vendas da indústria de determinado período: semana, meses, anos.
Além disso, a sazonalidade do produto também ser levada em consideração nessa análise quantitativa.
Abordagem qualitativa
Essa análise não calcula números. Ela mensura como o cliente vê a indústria, o que eles esperam dos produtos.
Capacidade de produção
A capacidade de produção é o volume ideal que indústria consegue atender em condições normais. Quando a indústria de metalmecânico consegue planejar a capacidade de produção, ela evita desperdícios de recursos e tempo, potencializa a mão de obra e otimiza os processos.
A capacidade de produção depende de 4 fatores fundamentais: matéria-prima disponível, mão de obra qualificada, recursos financeiros e capacidade instalada:
- Matéria-prima disponível – é todo e qualquer material indispensável para abastecer a produção.
- Mão de obra qualificada– Colaboradores disponíveis e com conhecimento para realizar determinada tarefa.
- Recursos financeiros – é a capacidade financeira da indústria para cobrir todo processo de produção, incluindo máquinas, funcionários, matérias-primas, equipamentos, etc.
- Capacidade instalada – equipamentos e máquinas que a indústria tem e qual a capacidade de produção de cada um.
Para ter uma capacidade de produção considerável para entregar os produtos finais aos clientes, é fundamental atender aos quatro fatores acima.
O planejamento de produção para o setor metalmecânico deve conter todos esses pontos para que não haja erros.