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Sua indústria tem uma perspectiva estratégica de qualidade

Sua indústria tem uma perspectiva estratégica de qualidade?

Você sabe o que uma perspectiva estratégica de qualidade pode fazer pela sua empresa?

Nesse artigo você irá descobrir meios de como otimizar a qualidade da sua indústria.

Uma indústria para manter-se no mercado de maneira competitiva, necessita que se minimize os erros e maximize as qualidades, desde suas ideias que estão ainda no bloco de notas, passando pelo processo de produção, até o produto que chega até o consumidor.

É nesse exato ponto que começa o trabalho de uma gestão da qualidade, para elaborar perspectivas estratégicas de qualidade.

O que é a perspectiva estratégica de qualidade?

A perspectiva estratégia de qualidade é uma abordagem que busca a melhoria da empresa para que esta se torne rentável e bastante competitiva com relação às suas concorrentes no mercado.

É a melhoria das características que abordam desde a redução dos pequenos defeitos aos grandes, visando sempre otimizar os processos de trabalho.

A estratégia de qualidade funciona da seguinte forma: a gestão irá fazer um trabalho em que crie formas de associar tanto a direção como os funcionários, para que em consenso, todos possam aceitar e entender os objetivos e metas a serem cumpridas.

Sob a ideia, de que essa política irá determinar os desafios e caminhos para melhoria e satisfação da empresa, os gestores devem criar suas políticas de qualidade para gerirem seus setores.

Essas políticas são orientações a serem seguidas, e devem estar definidas e divulgadas, isso é uma exigência de um sistema de gestão da qualidade, o sistema da ISO 9001.

Lembrando que sempre é fundamental estipular um sentido organizacional dentro das dimensões administrativas e delegar sempre de maneira racional as responsabilidades de cada colaborador.

Simplificando: é fazer a separação de quem irá fazer o quê.

Desse modo a indústria ficará bem organizada e com sua mensuração bem traçada.  

Qual o objetivo da perspectiva estratégica de qualidade?

Do mesmo modo que nações traçam estratégias de combate para vencer batalhas e guerras, as indústrias devem fazer o mesmo.

Porém, nessa guerra não há sangue, é uma guerra capitalista, onde só os melhores sobrevivem e podem se manter na guerra.

Ao aplicar a perspectiva estratégica de qualidade, o gestor de qualidade visa remover alguns empecilhos (problemas) que possam ocorrer durante os processos de produção, tentando minimizar os fatores que não agregam valor à produção e consequentemente ao cliente.

Esses fatores nada mais são do que:

Problemas com maquinário

Possuir um controle de manutenção é fundamental para que o processo de produção não atrase.

Digamos que uma indústria possua 5 máquinas, e elas produzem 100 peças de determinado produto por dia.

Cada máquina irá produzir 20 peças, se uma dessas máquinas apresentar algum defeito, serão 20 peças a menos na produção.

Essa queda representa perda de lucro.

Se outra máquina quebrar no dia seguinte, o quanto essa indústria levará de prejuízo?

Mesmo sendo uma pergunta retórica, chega a assustar qualquer gestor.

Então, sempre tenha seu maquinário em perfeitas condições. 

Falta de planejamento estratégico

Esse mal atinge desde as microempresas até as multinacionais, porém não é nada que não possa ser corrigido, com uma boa gestão e bastante incentivo e compreensão.

Ao passar a aplicar ideias e traçar planos, será muito mais fácil reverter qualquer situação de falha no planejamento estratégico. 

Gestão má executada

Grandes empresas antigas no mercado, com uma reputação consolidada e que até pouco tempo dominavam seus ramos, faliram sem mais nem menos.

Claro que essas coisas não acontecem da noite para o dia, mas o resultado de uma má gestão pode minar as bases de qualquer empresa.

Para evitar que isso aconteça é necessário ter um líder influenciador que saiba entender, falar, orientar e avaliar os processos e os funcionários com bom senso e respeito, sempre incentivando a melhoria de ambos.

Porque deve-se investir na perspectiva estratégica de qualidade?

Agora que já sabemos no que as empresas precisam atentar para a sua melhoria, vamos entender qual a finalidade de tudo isso.

Com a globalização e o aumento da tecnologia, as empresas sempre precisam se reciclar, e as que não se submetem a esse processo, estarão fadadas a fecharem as portas. 

Diante dessa realidade, cabe às empresas investirem nos seus diversos setores de produção, para que não sejam deixadas para trás, pelas suas concorrentes.

Lembrando que concorrente não é ameaça, concorrente é apenas um modelo a ser seguido ou não.

Ter concorrentes e estar sempre em destaque entre eles mostra o valor do seu produto para o mercado consumidor.

Se as empresas apenas focarem em suas melhorias sem se espelharem nas melhores empresas do ramo, aquelas que são referência, dificilmente essas empresas fecharão suas portas. 

Concluindo, o que as empresas devem colocar em prática são indicadores de aumento de qualidade que além de mensurar os processos, irão otimizar a produção dos produtos.