Você sabe o que uma perspectiva estratégica de qualidade pode fazer pela sua empresa?
Nesse artigo você irá descobrir meios de como otimizar a qualidade da sua indústria.
Uma indústria para manter-se no mercado de maneira competitiva, necessita que se minimize os erros e maximize as qualidades, desde suas ideias que estão ainda no bloco de notas, passando pelo processo de produção, até o produto que chega até o consumidor.
É nesse exato ponto que começa o trabalho de uma gestão da qualidade, para elaborar perspectivas estratégicas de qualidade.
O que é a perspectiva estratégica de qualidade?
A perspectiva estratégia de qualidade é uma abordagem que busca a melhoria da empresa para que esta se torne rentável e bastante competitiva com relação às suas concorrentes no mercado.
É a melhoria das características que abordam desde a redução dos pequenos defeitos aos grandes, visando sempre otimizar os processos de trabalho.
A estratégia de qualidade funciona da seguinte forma: a gestão irá fazer um trabalho em que crie formas de associar tanto a direção como os funcionários, para que em consenso, todos possam aceitar e entender os objetivos e metas a serem cumpridas.
Sob a ideia, de que essa política irá determinar os desafios e caminhos para melhoria e satisfação da empresa, os gestores devem criar suas políticas de qualidade para gerirem seus setores.
Essas políticas são orientações a serem seguidas, e devem estar definidas e divulgadas, isso é uma exigência de um sistema de gestão da qualidade, o sistema da ISO 9001.
Lembrando que sempre é fundamental estipular um sentido organizacional dentro das dimensões administrativas e delegar sempre de maneira racional as responsabilidades de cada colaborador.
Simplificando: é fazer a separação de quem irá fazer o quê.
Desse modo a indústria ficará bem organizada e com sua mensuração bem traçada.
Qual o objetivo da perspectiva estratégica de qualidade?
Do mesmo modo que nações traçam estratégias de combate para vencer batalhas e guerras, as indústrias devem fazer o mesmo.
Porém, nessa guerra não há sangue, é uma guerra capitalista, onde só os melhores sobrevivem e podem se manter na guerra.
Ao aplicar a perspectiva estratégica de qualidade, o gestor de qualidade visa remover alguns empecilhos (problemas) que possam ocorrer durante os processos de produção, tentando minimizar os fatores que não agregam valor à produção e consequentemente ao cliente.
Esses fatores nada mais são do que:
Problemas com maquinário
Possuir um controle de manutenção é fundamental para que o processo de produção não atrase.
Digamos que uma indústria possua 5 máquinas, e elas produzem 100 peças de determinado produto por dia.
Cada máquina irá produzir 20 peças, se uma dessas máquinas apresentar algum defeito, serão 20 peças a menos na produção.
Essa queda representa perda de lucro.
Se outra máquina quebrar no dia seguinte, o quanto essa indústria levará de prejuízo?
Mesmo sendo uma pergunta retórica, chega a assustar qualquer gestor.
Então, sempre tenha seu maquinário em perfeitas condições.
Falta de planejamento estratégico
Esse mal atinge desde as microempresas até as multinacionais, porém não é nada que não possa ser corrigido, com uma boa gestão e bastante incentivo e compreensão.
Ao passar a aplicar ideias e traçar planos, será muito mais fácil reverter qualquer situação de falha no planejamento estratégico.
Gestão má executada
Grandes empresas antigas no mercado, com uma reputação consolidada e que até pouco tempo dominavam seus ramos, faliram sem mais nem menos.
Claro que essas coisas não acontecem da noite para o dia, mas o resultado de uma má gestão pode minar as bases de qualquer empresa.
Para evitar que isso aconteça é necessário ter um líder influenciador que saiba entender, falar, orientar e avaliar os processos e os funcionários com bom senso e respeito, sempre incentivando a melhoria de ambos.
Porque deve-se investir na perspectiva estratégica de qualidade?
Agora que já sabemos no que as empresas precisam atentar para a sua melhoria, vamos entender qual a finalidade de tudo isso.
Com a globalização e o aumento da tecnologia, as empresas sempre precisam se reciclar, e as que não se submetem a esse processo, estarão fadadas a fecharem as portas.
Diante dessa realidade, cabe às empresas investirem nos seus diversos setores de produção, para que não sejam deixadas para trás, pelas suas concorrentes.
Lembrando que concorrente não é ameaça, concorrente é apenas um modelo a ser seguido ou não.
Ter concorrentes e estar sempre em destaque entre eles mostra o valor do seu produto para o mercado consumidor.
Se as empresas apenas focarem em suas melhorias sem se espelharem nas melhores empresas do ramo, aquelas que são referência, dificilmente essas empresas fecharão suas portas.
Concluindo, o que as empresas devem colocar em prática são indicadores de aumento de qualidade que além de mensurar os processos, irão otimizar a produção dos produtos.