Uma das principais ineficiências operacionais nas indústrias é a falta de conexão entre os dispositivos do chão de fábrica. O OPC UA é um método que integra as diferentes tecnologias na gestão da produção de sua empresa, tornando os processos mais ágeis e assertivos.
Criação do OPC UA
Durante muitos anos, os vários dispositivos do chão de fábrica eram desenvolvidos por vários fornecedores. Cada fornecedor tinha seus próprios protocolos de comunicação e drivers. Dessa forma, a conectividade e a integração entre esses dispositivos eram impossibilitadas.
Por conta dessa deficiência, as indústrias sentiram a necessidade de contar com uma rede local e um protocolo padrão para que todos os dispositivos se comuniquem.
Leia também: Planejamento, controle de produção e logística integrados para sua indústria
Em 1995, empresas se juntaram e criaram o OPC Foundation, onde foram desenvolvidas 3 especificações: OPC DA (acesso de dados); OPC A&E (eventos e alarmes); e OPC HDA (análises de dados históricos).
Em 2008, foi criado o OPC UA (Arquitetura unificada) que é solução derivada e mais atual do OPC que garante a conectividade entre vários dispositivos do chão de fábrica.
O OPC UA é uma plataforma que trabalha todo o fluxo de informação de forma contínua entre todos os dispositivos da produção industrial.
Como integrar diferentes tecnologias com o OPC UA
O OPC UA independe do fornecedor para suas aplicações na automação comercial. Ele é baseado na tese do cliente-servidor, permitindo uma comunicação contínua entre os aplicativos, incluindo o sistema ERP.
O OPC UA possui recursos embutidos com objetivo de melhorar os mecanismos de segurança da produção industrial. Ele é a ponte entre o chão de fábrica e o mundo tecnológico. Sua principal função é eliminar a necessidade de sistemas tradicionais de controle de dados em tempo real, pois ele é responsável por transferir todos os dados do processo de produção para um único protocolo dentro de um equipamento, entre equipamentos e um banco de dados que encontra-se em nuvem.
Com ajuda do OPC UA, todo dado desejado é disponibilizado para cada pessoa autorizada e aplicação, em qualquer lugar ou momento. As principais vantagens do OPC UA são:
- Aumento da produção contra acessos não autorizados;
- Suporte a estrutura complexa de dados;
- Utilização em plataforma não Windows como Android,Linux e MAC OS.
- Compatibilidade com a política de segurança – firewall;
- Desempenho elevado na comunicação via web services;
- Comunicação de informações de todas as etapas do processo sem perda dos dados;
- Integração das ferramentas em um modelo unificado.
Para as empresas que desejam integrar os dispositivos do chão de fábrica e aumentar o fluxo contínuo de informação, é fundamental contar com o padrão OPC UA.
A Vedois Tecnologia utiliza o OPC UA para integração completa de máquinas e outros dispositivos, para controle total dos processos produtivos!