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Mensuração de processos industriais para resultados mais precisos

Mensuração de processos industriais, para resultados mais precisos

Toda empresa possui seus procedimentos de mensuração de processos industriais como ferramenta de gestão em seus setores.

Ter essas ferramentas de maneira rotineira, irá fazer com que se tenha um controle maior da qualidade.

No ramo industrial possuir seus indicadores de qualidade mensurados, são requisitos mais que obrigatórios para conseguir bons resultados nos processos de produção.

Mensuração pelo sentido da palavra significa: medir, avaliar, calcular.

Quando aplicada como ferramenta na gestão, irá avaliar as três dimensões do desempenho organizacional, que são elas: a eficiência, a eficácia e a efetividade.

Vamos conhecer um pouco de cada uma dessas 3 dimensões.

    • Eficiência – é uma medida utilizada na verificação da utilização dos recursos da organização. Podemos dizer que uma gestão que visa a eficiência como dimensão obrigatória, tratará de conseguir o melhor rendimento para a empresa.
    • Eficácia – as vezes é confundida com eficiência. A eficácia é a dimensão que avalia a gama das metas por meios dos resultados obtidos. Podemos afirmar que ao usar a eficácia você poderá produzir melhor, mesmo com fatores que não facilite essa produção.
  •     Efetividade – a efetividade anda de mãos dadas com a eficiência, pois são        dimensões semelhantes, e tendem a serem confundidas. Ser efetivo diz respeito a obtenção de resultados concretos, é a realização das metas, dos objetivos da empresa.

Nesse contexto, pode-se afirmar que uma gestão eficiente e eficaz sempre estará relacionada ao conhecimento administrativo de otimizar ao máximo a produção industrial de modo efetivo.

De que forma podemos realizar a mensuração dos processos industriais?

A mensuração de processos industriais se dá por meio de indicadores (instrumento de medida) de produção que irão trazer os levantamentos das avaliações dos resultados.

Nesse sentido, esses indicadores serão peças chaves na administração de modo completo, vamos conhecer um pouco sobre eles.

Indicadores financeiros: São indicadores usados para avaliar o desempenho e a partir deles, saber como está a situação financeira da empresa.

São eles: fluxo de caixa, geração de caixa, resultado operacional, resultado líquido, entre outros.

Indicadores quantitativos: São indicadores que se referem à quantidade (volume) de aplicação, e ter o controle de entrega no prazo estimado.

Para fazer essa avaliação quantitativa se usa meios como: múltipla escolha, matrizes e ranking.

Indicadores qualitativos: São indicadores que irão avaliar a qualidade do produto em seu estágio final.

É onde se tem a avaliação final de todo o processo de produção e seu destino será os mercados, esse indicador serve para medir a sensação do cliente em relação ao produto.

Indicadores não-financeiros: São indicadores que possuem o potencial de transmitir com facilidade, informações úteis para os vários setores de uma organização.

Sendo assim, entendemos que eles são meios de comunicação de via rápida dentro das empresas, essa comunicação traz facilidade nos processos de melhoria da gestão nos setores.

Vale ressaltar que nem todas as empresas utilizam todos os indicadores no levantamento da produção, elas optam pelos indicadores financeiros e quantitativos, pois trazem resultados rápidos e superficiais, porém elas não dispensam por completo os outros indicadores.

Como obter resultados de qualidade precisos e positivos através da mensuração?

Resultados positivos, essas são as duas palavras que todos os gestores querem obter no relatório final.

Ter essa satisfação não é para todos, pois nem sempre os planos saem como o esperado, por diversos fatores que vão desde a produção até as vendas.

A qualidade trata das características do produto que vão se encaixar e suprir as necessidades dos clientes e, por consequência trazer satisfação e mais procura do produto.

Para efetuar a mensuração de processos industriais, são utilizados modelos que venham a facilitar a avaliação dos processos.

Esses modelos são: custo da qualidade, retorno da qualidade (Return on Quality – ROQ).

Vamos entender cada um desses modelos, e como eles são importantes para a mensuração de processos industriais.

Custo de qualidade

Se refere aos custos necessários para se obter qualidade. Nesse modelo se observa os seguintes itens:

    • quantificar o problema,
    • identificar os melhores meios para evitar custos desnecessários,
    • identificar oportunidades para aproximar o produto ao máximo de acordo com o perfil do consumidor,
  • maximizar o orçamento de custo, de modo que venha sempre a ficar no positivo, otimizar os meios de divulgação do produto.

Retorno da Qualidade (Return on Quality – ROQ)

Esse modelo propõe meios de avaliação referente as respostas obtidas em relação ao cliente, quando se tem um retorno de julgamento em relação as qualidades de um produto ou serviço.

Desse modo, pode-se determinar com pouca margem de erro, como serão as receitas futuras.

Esse retorno é fundamental, pois o lucro financeiro depende dele, uma vez que se usa o percentual de clientes que saem e que entram no mercado.

Fica claro, portanto, a necessidade de toda indústria possuir procedimentos de mensuração como ferramentas de gestão em seus setores.

Tendo sempre como base os indicadores de qualidade em consonância com as dimensões mencionadas, para obter bons resultados precisos em seus processos.