fbpx
Manufatura avançada aplicada

Manufatura avançada aplicada, como usar em sua indústria

A quarta revolução digital apareceu e mexeu com as estruturas de todos os setores da economia, principalmente na área industrial. Hoje em dia, não há como desenvolver atividades industriais sem pensar em inovação e tecnologia. A manufatura avançada aplicada na indústria é a representação dessa revolução tecnológica.

O que é a manufatura avançada aplicada

A base da manufatura avançada é a tecnologia e a abordagem da indústria 4.0 no intuito de otimizar a realização de negócios.

A consciência de que a quarta etapa na indústria se baseia em novos avanços no campo da tecnologia e a percepção de que as demandas industriais em termos de produção estão cada vez mais aguçadas, orienta a adoção de um processo revolucionário. Essa revolução é feita tendo como base a tecnologia.

Considerando as informações anteriores e visando uma melhor compreensão, a manufatura avançada pode ser compreendida como um termo criado em 2010 que contempla uma etapa na qual é usada a inovação tecnológica para fazer frente à grande quantidade de informações que circulam em uma empresa.

Inclusive, a manufatura avançada aplicada pode ser uma grande aliada para a manutenção da competitividade e a redução de custos de mercado. Além dos dois pontos citados anteriormente, a manufatura avançada considera a integração das diversas fases da cadeia de valor.

 

Manufatura avançada aplicada no Brasil

A maior parte das empresas utiliza a tecnologia para potencializar os seus resultados. A adoção de programas, softwares de gestão e demais sistemas de controle tem aumentado consideravelmente no cenário industrial e tudo indica que este aumento será ainda mais expressivo nos próximos anos.

Com a geração de novos sistemas, facilidades de financiamento e uma ampla gama de opções em termos de programas de gestão, a indústria brasileira tem manifestado especial interesse pelas alternativas que atendem as necessidades do estágio de desenvolvimento da cadeia de produção.

Embora o centro da atenção tecnológica esteja centrado na etapa citada anteriormente, o esforço para digitalizar as diversas etapas torna-se primordial para a otimização de todo o processo produtivo.

Há um ano atrás, aproximadamente, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MDIC e MCTI, respetivamente) criaram um grupo chamado Grupo de Trabalho de Indústria 4.0. Este grupo tem como principal objetivo o desenvolvimento de um plano para ações relacionadas à manufatura avançada aplicada no Brasil.

 

Mas afinal, a manufatura avançada aplicada é custo ou investimento?

A manufatura avançada aplicada possibilita que os indivíduos não interfiram na maior parte dos processos da indústria. Isso tem como consequência a elaboração de produtos com mais qualidade, além da redução dos custos de produção e melhora na produtividade.

Embora seja uma ótima alternativa tendo em vista a melhora da qualidade dos produtos finais, ainda é bastante cara a aquisição deste tipo de tecnologia. Os valores são considerados ainda mais expressivos para empresas que não contam com uma grande escala produtiva.

A perspectiva é aguçada pela falta de conhecimento sobre o assunto. Assim, infelizmente, muitas empresas acabam negligenciando o uso da manufatura avançada.

Sem dúvidas, incorporar a tecnologia da manufatura avançada nas empresas é um diferencial e um investimento com excelente ROI. O retorno pode demorar algum tempo, porém é visível para as empresas que já utilizam este tipo de tecnologia.

Conforme mencionado anteriormente, a manufatura avançada reduz os custos do processo produtivo e melhora a qualidade do produto final. Como consequência, há uma expressiva melhora na lucratividade da organização.

 

Uso da manufatura avançada aplicada à sua indústria

Existem quatro dicas imprescindíveis para quem busca incorporar a manufatura avançada na sua indústria. Veja a seguir quais são elas:

Conhecimento sobre o assunto

Antes de escolher soluções para a indústria, é preciso conhecer bem a empresa e saber quais são as suas principais demandas em termos de processo produtivo. Somente após esta análise será possível escolher a melhor alternativa para a sua indústria.

Promoção do treinamento

Treinar a equipe para fazer bom uso da manufatura avançada é fundamental para que as equipes possam se acostumar com as novas tecnologias utilizadas.

Estímulo às novidades da cultura digital

Para que as equipes de trabalho possam aproveitar toas as funcionalidades da manufatura avançada aplicada a indústria, é necessário que a empresa inclua na cultura organizacional o estímulo ao conhecimento e adoção de novas tecnologias.

Boa definição e recursos

Saber quais recursos são necessários para que a sua indústria cumpra o processo produtivo de maneira eficiente é um diferencial e precisa ser considerado. Para isso, considere o uso de uma ágil infraestrutura em TI.

Gostou das dicas e quer incorporar novos sistemas na sua indústria? Não se preocupe, aqui você achará alternativas incríveis para a sua empresa.