“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Essa fase célebre foi dita pelos criados da metolologia BSC (Balanced Scorecard), David Norton e Robert Kaplan. Informações baseadas em números são a bússola da indústria têxtil para tomadas de decisões. Boa parte dessas informações têm origem nos KPIs fundamentais que medem o desempenho das empresas.
Mas afinal o que são os KPIs fundamentais?
KPI (Key Performance Indicator) é valor quantitativo que garante a mensuração do que está sendo executivo. O principal objetivo dos KPIs fundamentais é possibilitar o gerenciamento de todas as etapas de produção para que as metas planejadas sejam alcançadas.
Os KPIs fundamentais contém características específicas que se diferenciam de outras métricas. São elas:
- Baseiam-se em dados mensuráveis e confiáveis;
- São utilizados administrar as tomadas de decisões estratégicas;
- Refletem objetivos de toda indústria;
- São de fácil entendimento;
- Tem grau elevado de aderência ao negócio da indústria;
- Servem como insumo para realizar determinada ação;
- Tem relevância em todos os níveis da indústria.
Principais KPIs fundamentais para indústria têxtil
Os KPIs fundamentais apresentam para dados que vão apresentar se a indústria têxtil está no caminho certo. Os principais KPIs fundamentais são:
- KPIs de produção
- KPIs de caixa (Financeiros)
- KPIs da cadeia de suprimentos
- KPIs de resultado (Econômicos)
Indicadores de produção
É fundamental monitorar a produção na indústria têxtil, a fim de analisar o tempo de atividade e sua eficiência. Os KPIS fundamentais são utilizados para reduzir os custos, melhorar a produtividade e aumentar o lucro. Os principais indicadores são:
Horas trabalhadas – com esse KPI, é possível conhecer a quantidade de tempo que cada colaborador executa as tarefas. Com isso, é possível identificar os pontos de gargalos, e por consequência aumentar a eficiência.
Tempo de inatividade – Esse KPI registra as razões do tempo de inatividade de algum maquinário ou equipamento e busca soluções.
Peças produzidas – Esse indicador mensura a quantidade de peças produzidas e determina a produtividade de cada colaborador.
Qualidade – Esse KPI mede as falhas que acontecem na produção, produtos mal feitos, etc.
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Indicadores Financeiros
Os KPIs financeiros mensuram a quantidade de dinheiro que a indústria tem em caixa. Os principais são:
Prazo de recebimento e pagamento – Esse KPI mensura o prazo médio (dias) entre datas de compra e venda e os respectivos pagamentos e recebimentos.
Indicador de Liquidez – Esse KPI avalia a capacidade de pagamento da indústria junto as obrigações com funcionários e fornecedores.
Necessidade de capital de giro – Esse KPI indica o valor mínimo que a indústria deve ter em caixa para garantir suas operações (venda de produtos, compra, produção, etc).
Indicadores da cadeia de suprimentos
As operações de logística e cadeia de suprimentos também precisam ser mensuradas para aumentar a competitividade na indústria têxtil.
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Quando as empresas medem o custo e a eficácia de sua cadeia de suprimentos, é possível melhorar o desempenho industrial.
Os principais KPIs da cadeia de suprimentos são:
- Gestão de inventário;
- Produção/ fabricação;
- Gestão dos pedidos;
- Armazenagem;
- Gestão de compras e fornecedores;
- Entrega correta;
- Transporte.
Esses KPIs fundamentais de cadeia de suprimentos fornecem dados sobre: níveis de estoque, ordem de serviço perfeita, lucro bruto, custos logísticos, perdas ou danos no estoque, entrega perfeita ao cliente; entre outros.
Indicadores Econômicos
Toda indústria têxtil precisa dos KPIs fundamentais econômicos, pois a empresa deve saber se está gerando resultados. Entre outras palavras, esses KPIs mensuram o quanto que cada etapa de produção e comercialização contribui para a geração de lucro.
Os principais KPIs econômicos são:
Ticket médio – Calcula o valor médio das vendas, onde se divide o valor total de faturamento pelo volume de vendas finalizadas.
Lucratividade – Esse KPI apresenta o qual o lucro líquido da indústria têxtil em relação ao seu faturamento total.
Margem de contribuição – Indicador que mensura o quanto cada venda vai contribuir para que a indústria cubra suas despesas fixas e custos. A margem de contribuição é calculada da seguinte forma:
MC = faturamento – (despesas variáveis + custos variáveis)
Amortização ou depreciação – Esse KPI mede toda perda de valor do ativo (equipamento, maquinário) pelo tempo que é usado na indústria, até o momento que será preciso ser substituído ou descartado.
O uso dos KPIs fundamentais é importante para medir o desempenho da indústria têxtil. Além disso, eles permitem uma avaliação qualitativa e quantitativa de forma mais objetiva.