A Indústria sem papel tem proporcionado uma nova visão para manufatura no Brasil e no mundo. A internet das coisas (IoT) e a transformação digital revolucionaram a indústria, gerando mais valor para os negócios.
A Indústria sofreu várias revoluções. A primeira utilizou o vapor para avançar no conceito de produção em série. A segunda, foi marcada pela descoberta e poder da eletricidade. A terceira revolução industrial das últimas décadas foi marcada pela chegada dos moldes da indústria e da automação computadorizada.
Atualmente, estamos na quarta revolução ou Indústria 4.0, em que o mundo físico e o mundo digital se fundem cada vez mais e a tecnologia ganha um papel preponderante no planejamento estratégico das empresas. Aqui, entra a indústria sem papel.
Mas afinal, o que é indústria sem papel?
A indústria sem papel é uma prática de gestão, em que os dados são compartilhados digitalmente, sem o uso do papel. Isso proporciona maior otimização de várias práticas dentro das indústrias.
A principal característica da indústria sem papel é a sua capacidade de armazenar e unificar todos os dados em um único lugar. Para que isso ocorra, a empresa deve instalar um sistema específico para garantir maior confiabilidade e agilidade nos processos digitais.
Hoje em dia, as empresas podem ter uma versão em 3D de todos os produtos. Essa prática traz mais eficiência a produção, pois o produto poderá ser observado e manipulado de diversos pontos de vista.
Além disso, toda e qualquer alteração no produto poderá ser realizada em tempo real. Para isso, basta que um profissional autorizado acesse o software e faça a alterações no projeto. A partir daí, todos os envolvidos na produção terão acesso à versão atual do produto. Essa característica da indústria sem papel ajuda a otimizar todo o processo de produção.
Menos Riscos e custos
Outra característica da indústria sem papel é a redução dos riscos de falhas de comunicação e nas instruções. Com a ausência do papel, todas as informações estão armazenadas e digitalizadas no sistema, evitando os possíveis riscos de falhas.
Além disso, a diminuição de custos com a adoção da indústria sem papel é muito significativa, pois ela otimiza todos os processos de produção e reduz drasticamente os gastos com as folhas de papel e impressoras.
Maior controle das revisões
Por meio da execução e gestão digital de todos os processos, a indústria sem papel garante maior controle das revisões dos projetos, uma vez que todas as alterações e suas justificativas realizadas podem ser consultadas. Isso é possível, pois os dados ficam disponíveis para todos os colaboradores envolvidos na produção de determinado projeto.
Vinculada a Indústria 4.0
Além de representar um diferencial competitivo, a indústria sem papel está vinculada à Indústria 4.0, pois a tecnologia vai além de solucionar apenas problemas pontuais. Atualmente, ela é parte fundamental de gerar valor para as empresas, sendo que tendência do modelo fabril é se tornar mais inteligente (smart manufacturing) a cada dia.
A indústria 4.0, na prática, é caracterizada por integrar mais entre clientes e parceiros nos processos, maior capacidade de adaptação e aumento de eficiência para usar os recursos.
A indústria sem papel está vinculada ao conceito de indústria 4.0 e as empresas que adotam essa prática terão seus processos otimizados, obtendo resultados muito satisfatórios.
Como aumentar a eficiência da produção com a indústria sem papel
O processo de fabricação na rotina da indústria é complexo. A ordem de produção é definida com base em vários elementos como: roteiro de fabricação, detalhamento do processo, especificação de matéria-prima, planta de peças, guia para organizar a máquina, padrões técnicos do produto e informações sobre fixação.
Imagina a quantidade de documentos e papeis referente a todos esses passos. Muitas vezes, somente para um produto, q quantidade de papeis chegava a 50 páginas impressas. Além disso, há a possibilidade de alguma falha no projeto impresso.
Pensado nisso, indústria sem papel apresenta diversas vantagens que contribuem para aumentar a eficiência da produção. As principais são:
-
- Maior sustentabilidade com a eliminação do papel;
-
- Maior transparência dos dados;
-
- Mais agilidade de informações;
-
- Maior descrição dos projetos;
-
- Informações mais precisas, atualizações e completas;
-
- Maior diminuição de erros no processo fabril;
- Maior objetividade na comunicação entre as áreas técnicas de produção e engenharia.
Como visto acima, o uso de papéis impressos acaba gerando diversas complicações e falhas em todo processo, como alinhamento e comunicação entre os setores.
Por trás da ideia da indústria sem papel, há várias questões de melhoria nas empresas como:
-
- Melhora do nível de qualidade nos processos produtivos;
-
- Aumento da confiabilidade dos dados;
-
- Economia de dinheiro e recursos;
- Aumento da velocidade de produção.
Ao ser implementada, a indústria sem papel se torna um diferencial competitivo para qualquer empresa, pois nos dias de hoje, é essencial a otimização máxima dos recursos.
Com os custos reduzidos, a performance de todos da empresa tende a aumentar a eficiência. Dessa forma, a indústria vai oferecer produtos de alta qualidade e baixo custo, e com isso, obter melhores resultados.