Neste momento que o Brasil enfrenta a epidemia do coronavírus, as empresas tentam buscar soluções para otimizar o trabalho remoto. A gestão remota e integrada de indústrias é uma tecnologia que facilita o trabalho do gestor.
O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma plataforma de gestão que auxilia seu negócio para controlar processos e recursos. Ele pode ser acessado em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.
A gestão remota e integrada de indústrias pode ser aplicada em qualquer área, tamanho ou setor industrial. De acordo com dados do Capterra, mais de 20% das indústrias brasileiras com até 250 funcionários já usam a gestão remota e integrada.
Leia também: MTBF, período médio entre falhas – O que é e como funciona
A utilização da gestão remota e integrada de indústrias impacta diretamente a tomada de decisões dos gestores. O ERP é capaz de gerenciar todos os dados de entrada e saída, etapas de produção, recursos financeiros, controle de matérias-primas e estoque, emissão de notas fiscais, etc.
Além disso, esse sistema informa a produtividade das equipes, centraliza dados para tornar as ações na cadeia produtiva mais eficientes, integra informações e garante várias vantagens competitivas para a indústria. Confira as principais abaixo:
Vantagens da gestão remota e integrada de indústrias
A gestão remota e integrada de indústrias é implementada pelo sistema ERP em nuvem. Isso permite ao gestor uma implementação mais ágil e melhor segurança de dados.
Além da redução de custos, o uso da gestão remota e integrada de indústrias garante a mesma funcionalidade do sistema tradicional e outras vantagens como:
Controle de mão de obra – Com o software hospedado remotamente, os dados ficam salvos em nuvem, o que permite ao gestor inspecionar todos as etapas de produção e a produtividade da mão de obra externa.
Tomada de decisão rápida – A gestão remota e integrada de indústrias permite ao gestor acessar facilmente dados, relatórios em tempo real que vão ajudar tomar decisões de forma mais rápida e assertiva.
Leia também: Gerenciamento de produção remoto, como manter sua fábrica funcionando, mesmo a distância
Agilidade nos processos – As informações são processadas mais rapidamente, o que possibilita ao gestor uma análise mais detalhada e criteriosa de todos processos industriais.
Redução de falhas humanas – O sistema ERP em nuvem pode desempenhar e ativar várias atividades automaticamente, reduzindo as falhas humanas.
Segurança de dados – Como os dados da gestão remota e integrada de indústrias são armazenados em nuvem, eles ficam mais seguros, o que facilita a emissão de relatórios.
Aumento da produtividade – Com a gestão remota e integrada, é possível identificar os gargalos do controle de produção e as falhas operacionais. Dessa forma, o gestor constata esses problemas e os corrige. Com isso, não há desvio de produção, o que provoca um aumento da produtividade.
Maior qualidade dos dados – o sistema ERP em nuvem é capaz de reunir milhares de dados em um único lugar. Além disso, as análises de dados são realizadas em questão de segundos, pois os dados concentram-se num único lugar.
Por meio da gestão remota e integrada de indústrias, a empresa melhora os processos de produção, economiza insumos, promove maior produtividade e reduz custos. Isso facilita o trabalho de qualquer gestor. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas.