A curva PF de manutenção é uma ferramenta essencialmente analítica voltada para um plano de manutenção, seguindo os padrões RCM (Reliability Centered Maintenance), ou Manutenção Centrada em Confiabilidade. A curva PF (padrões de falha) de manutenção é um gráfico que analisa a performance de cada máquina e seu tempo de funcionamento.
O objetivo principal da curva PF de manutenção é identificar o intervalo PF, ou seja, o tempo entre falha funcional e falha potencial. Toda máquina industrial não foi construída para durar eternamente. No entanto, elas podem ter uma vida útil maior do que o previsto. Segundo informações do setor industrial, quase 12% apenas das falhas das máquinas são por conta de envelhecimento. Entre outras palavras, com um bom planejamento de manutenção, 88% das máquinas serão mantidas confiáveis e disponíveis por um período de tempo elevado.
Entendendo a curva PF de manutenção
Os padrões RCM mantém as máquinas confiáveis e disponíveis, conforme a característica de cada projeto, otimizando recursos e elevando o período de tempo de funcionamento. A curva PF de manutenção é uma ferramenta que traça a confiabilidade das máquinas.
A curva PF de manutenção possui dois eixos:
Eixo horizontal (X) é o tempo de serviço de um equipamento ou componente.
Eixo vertical (Y) é a performance ou desempenho desse equipamento.
A curva PF de manutenção apresenta a condição ou desempenho de um equipamento ou necessidade se declina com o tempo, o que leva a falha funciona, ou seja, a perda da sua função.
Portanto, o objetivo da curva PF de manutenção é estabelecer o intervalo dos padrões de falha (o intervalo entre falha funcional e falha potencial).
Sendo que a falha potencial é o momento exato quando nasce a falha no equipamento. É o seu estágio inicial, o equipamento ainda funciona, mas sua performance cai a cada minuto.
A solução Vedois Manutenção
O Vedois Manutenção é um módulo de gerenciamento da manutenção dos equipamentos, ferramentas e máquinas. Ele cria ordens de serviços online para o segmento da manutenção. Isso proporciona mais rapidez, segurança e controle na manutenção dos equipamentos e seus componentes.
Há dois tipos de manutenção prevista nesse módulo: preventiva (controlar os defeitos antes do aparecimento dos mesmos) e corretiva (controlar no momento em que eles apareçam).
O módulo Vedois Manutenção pode ser integrado a qualquer software de ERP do mercado. Além disso, ele atua em diversos segmentos industriais como usinagem, têxtil, moveleiro, injeção, gráfico, metalmecânico e embalagens.
Como aplicar de forma automática a curva PF de manutenção
Por meio de softwares é possível aplicar de forma automática a curva PF de manutenção, como o Vedois Manutenção.
Para identificar as falhas potenciais, as indústrias podem aplicar técnicas de manutenção preventiva, como:
- Detecção por análise de vibrações
- Detecção por análise de óleo
- Detecção por ultrassom
É claro que quando maior for o tempo de identificação e conserto das falhas, maior serão os custos para reparar os danos. Pensando nisso, os custos manter um sistema que oferece manutenção preventiva é muito menor.
Por isso, a curva PF de manutenção é fundamental para estabelecer os intervalores das ações preventivas, ou seja, mais distante possível de uma falha funcional e o mais próximo de uma falha potencial.