O investimento na criação de hardwares potentes mudou a indústria. As soluções tecnológicas otimizam desde o controle da produção até o acompanhamento das máquinas na indústria. Para um controle cada vez mais efetivo, é preciso acompanhar essa evolução e buscar novas alternativas. Atualmente, há inúmeras soluções em softwares no mercado para o controle de manutenção de máquinas na indústria.
Elas permitem maior eficiência e até mesmo lucratividade. Desde a análise de dados até a qualidade do produto podem ser beneficiados na mudança pelo qual as indústrias passam.
Manutenção industrial: a importância das máquinas na indústria
A manutenção industrial pode ser considerada um dos fatores que mais afetam a produtividade de uma empresa. A importância das máquinas na indústria está diretamente relacionada aos lucros. Quando uma máquina estraga repentinamente, por exemplo, isso fica evidente. Não se trata apenas dos custos para o conserto, mas de toda a produtividade que é afetada.
A manutenção de máquinas na indústria torna-se fundamental justamente para prevenir essas falhas e ocorrências. As máquinas na indústria são o “carro-chefe”, por isso é necessário planejamento, cuidado e prevenção.
A tecnologia é uma nova aliada nos últimos anos para facilitar a manutenção industrial. A área da manutenção ganhou novas ferramentas para prever, corrigir e diminuir as falhas.
Confira dicas de três tipos ferramentas que otimizam a manutenção de máquinas na indústria:
- Roteiros de manutenção
Seja na prevenção ou após a solução dos problemas, todo o processo de manutenção precisa ser registrado. Há softwares, hoje, que auxiliam isso para integrar todos os dados e planejar ações futuras. Assim, fica muito mais fácil visualizar o estado e histórico das máquinas na indústria.
- Plano de ação
Para definir um plano de ação da manutenção é necessário um sistema que auxilie no controle de ações. Ele garantirá que nenhuma etapa do processo será esquecida, por exemplo.
- Compras para manutenção
O setor de manutenção exige que as compras sejam sempre realizadas de maneira estratégica. Agilidade e otimização nesse processo estão presentes em tecnologias para apuração de gastos, controle e estoques, etc.
Integração de sistemas
O setor de máquinas na indústria é fundamental para o seu funcionamento, mas muitas etapas ainda envolvem a produção. É necessário integrar softwares de controle de manutenção com todos os outros setores da indústria.
O monitoramento do chão de fábrica, por exemplo, pode ajudar a evitar falhas nas empresas de pequeno e médio porte. É possível, ainda, supervisionar a eficiência da produção e identificar onde se pode reduzir custos e otimizar processos.
Já em setores como o estoque, as necessidades dentro de uma indústria são outras. Com as tecnologias certas também é possível um acompanhamento e otimização dessa área na indústria.
A coleta de dados, desde o chão de fábrica até as informações da mão de obra precisam estar integradas. Esse é o grande segredo das empresas que mais crescem atualmente. Encontrar os dados em um mesmo lugar, armazenamento seguro e a possibilidade de acompanhar tudo em tempo real: é possível.
É fundamental buscar soluções em controle das máquinas na indústria que possam se integrar com sistemas ERP.
Atuação
Os sistemas de controle de manutenção de máquinas na indústria podem ser úteis para diversos setores do mercado. Seja na manutenção corretiva, preventiva ou preditiva, o controle é sempre uma forma de qualquer indústria evitar prejuízos.
Embora esses sistemas sejam muito associados principalmente ao mercado metalmecânico, sua atuação é mais ampla. Tanto para pequenas quanto grandes empresas, os sistemas podem ser um diferencial.
Confira os principais mercados de atuação:
- Embalagens;
- Gráfico;
- Têxtil;
- Usinagem;
- Metalmecânico.