As inovações tecnológicas, como o controle automatizado de produção, surgiram para trazer mais facilidade, agilidade e redução de custos aos processos produtivos dentro da Indústria. Outra grande vantagem dessa ferramenta é que através dela, os gestores conseguem reduzir a incidência de erros, falhas e não conformidades dos processos, para que aumente a produtividade da indústria.
A automação industrial trouxe uma verdadeira transformação para a indústria, que agora pode atuar de forma mais tecnológica e inteligente do que jamais foi possível. Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é muito importante que ela utilize as ferramentas e tecnologias adequadas para os seus processos, entregando um melhor custo-benefício e qualidade.
O controle automático da produção deixa de ser um diferencial competitivo e se torna um pré-requisito para as empresas sobreviverem no mercado. O sistema permite que as empresas atuem e produzam de maneira mais inteligente e reduza custos operacionais, que vão desde a redução dos refugos até a economia de matéria-prima.
Veja a seguir algumas das principais vantagens do sistema para redução de custos dentro da Indústria.
Processos mais inteligentes
O Sistema MES permite reduzir a necessidade de retrabalho e evitar desperdícios, além de reduzir a necessidade de horas e turnos extras.
Redução de desperdício
O controle automático de produção permite que a produção seja feita de maneira mais assertiva, evitando erros, refugos, reduzindo setups e utilizando os recursos já disponíveis da empresa de maneira adequada.
Aumento de produtividade
Baseado no controle do processo produtivo, conseguimos aumentar a produtividade tomando ações imediatas quando uma máquina para, por exemplo, ou quando se está produzindo refugo. Além disso, é possível ter o controle dos tempos produtivos e redução de setups e quebras não programadas.
Contar com uma solução MES para controle da produção confere mais domínio sobre tudo que acontece dentro da indústria e permite que os gestores tenham informações precisas sobre o chão de fábrica. Não há uma só empresa que não deseja produzir mais com menos recursos, e um sistema MES é um dos recursos mais importantes disponíveis no mercado.