fbpx
Como elaborar um plano de produção para indústria

Como elaborar um plano de produção para indústria

O Planejamento de produção ou plano de produção para indústria são formados por módulos de produção e fabricação em uma empresa ou indústria.

Ele utiliza a alocação de recursos de atividades, funcionários, materiais e capacidade de produção, a fim de atender a diferentes clientes.

O planejamento da produção pode ser combinado com o controle da produção no planejamento ou pode ser combinado com o planejamento de recursos da empresa.

O plano de produção para indústria é usado em empresas de vários setores diferentes.

Como criar um plano de produção bem elaborado?

Para maximizar a produtividade, toda empresa precisa elaborar um plano de produção para indústria.

O planejamento eficaz é um processo complexo que abrange uma ampla variedade de atividades para garantir que materiais, equipamentos e recursos humanos estejam disponíveis quando e onde forem necessários.

Desenhar um plano é como criar um roteiro: ajuda você a saber para onde está indo e quanto tempo levará para chegar lá.

Fatores-chave de um plano de produção

O planejamento efetivo depende de uma sólida compreensão das principais atividades que empreendedores e gerentes de negócios devem aplicar ao processo de planejamento do plano de produção para indústria.

Para planejar efetivamente, você precisará estimar as vendas potenciais com alguma confiabilidade.

A maioria das empresas não tem números firmes em vendas futuras.

No entanto, você pode prever vendas com base em informações históricas, tendências de mercado ou pedidos estabelecidos.

Níveis confiáveis de estoques que alimentam o oleoduto devem ser estabelecidos através de um sistema de inventário sólido que deve estar implementado.

Também conhecido como tempo aberto, esse é o período permitido entre os processos para que todos os pedidos fluam dentro de sua linha de produção ou serviço.

O plano de produção para indústria ajuda a gerenciar o tempo de abertura, garantindo que ele seja bem utilizado, tomando cuidado para não gerar atrasos.

O planejamento deve maximizar sua capacidade operacional, mas não a exceder. Também é aconselhável não planejar a capacidade total e deixar espaço para as prioridades e mudanças inesperadas que possam surgir.

Mapeie as etapas de produção

Normalmente, o meio mais eficiente para determinar suas etapas de produção é mapear processos na ordem em que eles acontecem e, em seguida, incorporar o tempo médio necessário para concluir o trabalho.

Lembre-se de que todas as etapas não acontecem em sequência e que muitas podem ocorrer ao mesmo tempo.

Depois de concluir um mapa de do plano de produção para indústria, você entenderá quanto tempo levará para concluir todo o processo.

Documente atividades semelhantes para uso futuro e use-as como uma linha de base para estabelecer roteiros e horários futuros. Isto irá acelerar o seu processo de planejamento de forma significativa.

Durante o estágio do mapa do processo, você pode identificar resíduos. Você pode usar os princípios de eficiência operacional para eliminar o desperdício, encurtar o processo e melhorar as entregas e os custos.

Avalie riscos

Avalie os fatores de risco coletando informações históricas sobre experiências de trabalho semelhantes, detalhando o tempo real, os materiais e as falhas encontradas.

Onde os riscos são significativos, você deve conduzir um método de análise de efeito de modo de falha e garantir que controles sejam colocados em prática para eliminá-los ou minimizá-los.

Esse método permite que você estude e determine maneiras de diminuir possíveis problemas em suas operações comerciais.

Esse tipo de análise é mais comum em empresas de manufatura e montagem. Todas as outras atividades são iniciadas a partir do plano de produção para indústria e cada área depende da interação das atividades.

Normalmente, um plano aborda materiais, equipamentos, recursos humanos, treinamento, capacidade e roteamento ou métodos para concluir o trabalho em um horário padrão.

Para fazer uma boa previsão de vendas, você deve basear-se em um histórico de pedidos firmes. A produção pode exigir um prazo maior.

Esse tipo de equipamento também pode exigir treinamento especial.

Lidar com gargalos é um desafio contínuo para qualquer negócio

Aquisições e treinamento de recursos humanos, cargos-chave ou especializados podem exigir treinamento extensivo em equipamentos especializados, processos técnicos ou requisitos regulatórios.

Esses funcionários devem ser entrevistados cuidadosamente sobre suas habilidades e por essas e outras razões o plano de produção para indústria é uma das ferramentas mais importantes no auxílio esse processo.

Para mais informações entre em contato com a equipe Vedois!