As Indústrias que contam com programação detalhada de produção conseguem evitar problemas no processo produtivo.
Para saber como implantar esse processo em sua indústria, caso ainda não seja automatizada, leia esse texto.
Requisitos que precisam ser cumpridos antes de implementar a programação detalhada de produção
O primeiro pré-requisito para implantar a programação detalhada é aumentar a produção do chão de fábrica. Esse processo pode ser feito utilizando OEE, métrica criada para avaliar eficiência de produção.
As informações coletadas pelo OEE apontaram quanto tempo cada funcionário leva para executar a tarefa em cada máquina.
Após aumentar a produtividade do chão de fábrica, crie um roteiro que medirá o tempo de produção de cada etapa. O terceiro e último pré-requisito é criar o calendário que será o guia do funcionamento da fábrica.
Após cumprir os pré-requisitos a implantação do sistema de produção é iniciada.
Programação detalhada de produção na prática
O objetivo desse sistema de produção é atender às necessidades do cliente, desenvolvendo formas eficientes de produção.
Para criação do sistema é levado em conta os recursos disponíveis na fábrica, isso acontece durante o planejamento do sistema.
O tempo para elaboração do sistema de programação detalhada pode levar dias ou semanas, dependendo do tamanho do projeto.
Para que o sistema de programação detalhada tenha sucesso é preciso escolher a ferramenta certa.
A escolha da ferramenta é feita baseado no mapa do sistema, que é feito para identificar as características de produção. Em seguida, é usado algumas métricas para testar a ferramenta escolhida.
As métricas analisam o tempo de processamento, de parada entre tarefas, qualidade do produto final e utilização de matéria prima.
O que é possível controlar com a programação detalhada de produção
Usando o sistema de programação detalhada é possível ter controle sobre etapas importantes do processo produtivo.
Com o sistema de programação é possível planejar o uso de materiais, o tamanho dos lotes e a reposição.
A sequência de produção também pode ser controlada, buscando evitar atrasos ou acelerar a produção. A emissão de documento fica mais fácil de ser feita, dessa forma o início da produção não é atrasado.
Caso, a indústria trabalhe com sistema de produção repetitivo, roteiro de produção padronizado, a programação detalhada funciona de forma diferente.
Nesse caso, as regras para a programação detalhada de produção seguem a regra Just in Time (JIT).
De modo geral, o JIT é uma filosofia de produção que se baseia em fabricar o produto apenas quando necessário.
Essa filosofia de produção é aceita em linhas de produção repetitivas, pois evita que produtos fiquem parados no estoque. Utilizar sistemas que melhoram a produção é um avanço proporcionado pela indústria 4.0.
Para fazer a implantação da programação detalhada consulte uma empresa especializada
Se você leu o texto até aqui, então deve estar interessado em montar um sistema de programação detalhada para sua fábrica. Além de querer melhorar sua fábrica entendeu como o sistema de programação detalhada ajuda na fabricação.
Para fazer isso, consulte a Vedois, empresa especializada em desenvolvimento de soluções industriais. Caso, sua empresa tenha algum sistema ERP, a Vedois consegue integrar suas soluções com o ERP da empresa.
A empresa atua nos mercados de embalagens, gráficas, injeção, têxtil entre outras. Além do sistema de programação detalhada a Vedois também trabalho com OEE, pré-requisito para a implantação do sistema.
Com o conhecimento sobre programação detalhada de produção adquirido nesse texto, entre em contato com a Vedois implantá-lo em sua empresa!