fbpx

Como avaliar de forma assertiva a performance produtiva de sua indústria?

Independentemente do setor, a indústria está em constante busca pela melhoria contínua e pelo crescimento. Para alcançar esses objetivos, é necessário que se tenha muita atenção aos processos e produtos, contando com indicadores eficientes que ajudem a analisar informações e entregar uma melhor performance produtiva.

Para que a indústria consiga melhorar os seus resultados, é preciso estabelecer um processo constante de avaliação que ajude a determinar quais são os métodos e ferramentas mais assertivos para o negócio. Nesse sentido, a utilização de indicadores de desempenho é indispensável para entender melhor os resultados atuais e alcançar uma melhoria substancial. 

Veja a seguir alguns indicadores de desempenho que podem ser utilizados na indústria para agregar mais valor e produtividade:

MTTR – Tempo médio para reparo

Este indicador de desempenho é aplicado na manutenção dos dispositivos e tem como objetivo estabelecer quanto tempo é necessário para o reparo de equipamento. Essa métrica ajuda a implementar um protocolo de manutenção mais inteligente e eficiente, sem que a empresa sofra grandes prejuízos com as paradas não programadas. 

MTBF – Tempo médio entre falhas 

Assim como indicador anterior, o tempo médio entre falhas é utilizado no processo de manutenção da indústria, calculando o tempo de intervalo entre cada falha operacional. Com a ajuda desse indicador, é possível saber se as máquinas estão sofrendo com desgaste, se precisam de substituição ou se são insuficientes para a demanda exigida.

Custo total de produção

Este indicador é muito importante para saber qual o valor real da produção como um todo. Com base nas informações obtidas com base nos custos fixos e variáveis, os gestores conseguem estabelecer uma estratégia mais eficiente e garantir uma rentabilidade maior para o negócio.

Giro de estoque

Essa métrica ajuda a verificar os processos de entrada e saída dos produtos para entender qual o tempo médio que essa mercadoria fica armazenada pela empresa. Diferentemente do que se pensa, o excesso de mercadoria pode ser muito prejudicial para o negócio e acarretar em perdas substanciais. É importante que o estoque da indústria seja adequado e consiga entregar a demanda exigida.

OEE

O OEE – Overall Equipment Effectiveness é uma metodologia desenvolvida para avaliação da eficiência de uma operação. Ela é baseada em três pilares, que são:

  • Disponibilidade e utilização, que se refere à capacidade disponível da fábrica;
  • Desempenho ou performance, que é a capacidade produtiva em comparação à capacidade utilizada;
  • Qualidade do produto.

A multiplicação desses três fatores entrega o valor de que pode ser utilizado para medir a performance produtiva da indústria com mais eficiência.