Tecnologia no chão de fábrica gera ganho de produtividade e aumento do faturamento durante pandemia

Premisse avalia resultados no uso das soluções da Vedois Tecnologia e anuncia projetos de expansão de seu portfólio de produtos

 

Diego Maílson atento aos índices de eficiência da produtividade na Premisse
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Curitiba, PR. O carro da Vedois Tecnologia teve dificuldade de estacionar na Rua Bom Jesus na manhã ensolarada de segunda-feira 14 de dezembro. Caminhões faziam fila em frente ao portão da expedição da indústria de higiene pessoal e sanitizantes Premisse. Lá, entre essências aromatizantes e barris gigantes de lauril, era impossível sentir o cheiro de crise.

“Quando começou a pandemia, entendemos o nosso papel social. A gente precisava produzir muito. Pois poderia faltar álcool em gel até pra quem trabalha aqui. Era inevitável abrir mais um turno”, relembra o encarregado de produção Diego Maílson. “A solução da Vedois Tecnologia foi decisiva para a abertura do novo turno. Tínhamos certeza de que o esforço valeria a pena por causa do acesso aos dados em tempo real”.

Diego acompanhou de perto a implementação da solução Vedois OEE em 2018. Ele, que há cinco anos e oito meses trabalha na Premisse, viu uma transformação acontecer no chão de fábrica. “A situação era crítica. Quando cheguei eu nem sabia dizer por que uma máquina estava parada. Hoje tenho acesso a tudo que se passa. Meus problemas tiveram uma redução de 80%”, comemora ele enquanto calcula que – na direção oposta – sua qualidade de vida melhorou 90%. “Tenho família, uma filha e agora consigo ficar mais tranquilo sem ficar pensando em casa o que pode estar dando errado na produção. Qualquer notificação que chega, é só olhar na tela”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Premisse há mais de 20 anos atua no mercado de higienização institucional.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nascido em João Pessoa, Diego recentemente recebeu uma nova promoção em terras paranaenses. Desta vez para assumir a produção de outra empresa do grupo, a Red Apple, instalada a alguns quarteirões. Neste momento de transição, ele segue acompanhando a produção na Premisse, enquanto Mayko Fritzen se adapta à sua nova função no comando das máquinas que fabricam sabão líquido e em espuma, desengraxantes, aromatizadores de ambiente e sanitizantes do tipo álcool em gel.

Mayko trabalhava no departamento comercial. Há cerca de um mês como encarregado de produção, trabalha ao lado de Marília Rosa, a responsável por programar a execução das OPs. Enquanto apresenta a fábrica, ele explica com riqueza de detalhes a composição, funcionalidade e diferenciais dos produtos que tem orgulho de dizer que também usa em casa. “A tela do Vedois OEE é intuitiva. Temos oito terminais instalados que monitoram a produção em tempo real e, em nosso setor de manipulação, um que aponta a viscosidade dos produtos”.

Ele informa que atualmente, com a abertura do segundo turno, as máquinas trabalham das 5h às 23h30 para entregar em média 40 toneladas de produtos diariamente. E, diante do canteiro de obras em uma ala do prédio, anuncia a grande novidade. “Em breve, vamos iniciar a produção de sanitizantes hospitalares”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Marília Rosa monitora a produção da Premisse pela tela do Vedois OEE.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para Fabiana Voltolini Vieira, a Premisse é um exemplo de como indústrias podem contornar as adversidades trazidas pela pandemia com o uso de tecnologias de automação. “Não é uma completa transformação em Indústria 4.0. No entanto, fazer o monitoramento em tempo real da produção é fundamental para o aumento da produtividade”, aconselha a gerente comercial da Vedois Tecnologia.

Expansão com máximo controle

Diego vive um conflito. Por um lado, está feliz por assumir a posição na Red Apple; por outro, está apreensivo porque a planta ainda não conta com os recursos da Vedois Tecnologia. “Estamos com um projeto para instalar a solução lá”. Ele conta que no início até os operadores mostraram desconfiança. Agora, ele acha bem difícil trabalhar sem o apontamento automático.

“Tudo melhora. Não tem mais essa do operador apontar o que quer. O equipamento é neutro. Não tem como alguém mexer nos dados. É muito fácil emitir os relatórios e dar respostas rápidas pro meu gerente industrial, o Cassiano Koki Vieira”. E tem mais. “Com o Vedois OEE, agora sei a capacidade de cada máquina. Nossa programação de entrega cumpre nosso ritmo de produção do dia 1 ao 20. No final do mês, agendamos nossas paradas de máquina para manutenção”.

Sobre os novos projetos, ele está seguro porque o Vedois OEE garantiu 20% de ganho de produtividade. “No início da pandemia não foi fácil. Trabalhamos dobrado. Os gráficos e relatórios do Vedois OEE permitiram a tomada rápida de decisões. Como resultado, dobramos nosso faturamento. Vamos expandir com a produção de produtos hospitalares. No projeto, já incluímos a solução da Vedois Tecnologia”.

Diego informa que a Premisse usa o ERP da Senior. “As OPs chegam pelo sistema e damos entrada na produção. Vejo também as receitas e o estoque de matéria prima, mas quem me dá a disponibilidade de máquina e tempo de produção é o Vedois OEE”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tempo de manutenção de máquinas é controlado pela solução Vedois OEE

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na visita acompanhada por Gisela Barg, assistente de vendas da Vedois Tecnologia, Diego confessa à ela que o início da instalação da solução foi complicado. “Tem dados que às vezes ninguém quer compartilhar. Mas hoje está tudo tranquilo”, respiram os dois aliviados diante da máquina que não para de expelir frascos de sabonete.”Toda caixa que passa aqui é contabilizada”, afirma ele.

Muito atencioso na planta da Premisse, Diego não escondeu sua preocupação com o andamento na planta da Red Apple que ainda não conta com o monitoramento à distância. Mas, antes de se despedir, deixou escapar o componente “quase” secreto dos perfumados produtos. “Se o equipamento da Vedois Tecnologia informa que a viscosidade não está OK, a gente não libera a produção. Apesar do ar-condicionado, pode haver variação de temperatura. E precisamos aguardar o setor de qualidade informar que não teremos problemas. A Premisse preza pela qualidade. Foi a qualidade que fez chegarmos onde estamos”.

 


 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Entre em contato conosco:

Unidade São Paulo                                   Unidade Sul
+55 (19) 3874-9600                                   +55 (47) 3380-8494