Automação do monitoramento de máquinas no chão de fábrica

A automação do monitoramento de máquinas no chão de fábrica permite um maior controle da produção, fornecendo diversos benefícios para a indústria. Ao monitorar os equipamentos no chão de fábrica, o gestor pode coletar dados úteis, identificar possíveis falhas de segurança ou gargalos. Com essa análise eficiente e prática, a indústria se torna mais produtiva, melhorando a qualidade do produto.

A importância da automação do monitoramento de máquinas

O setor industrial é um dos mercados mais competitivos. Pensando em se destacar, muitas indústrias têm alterado sua forma de produzir e operar. A automação do monitoramento de máquinas no chão de fábrica aumenta a capacidade da indústria de integrar a produção com outras áreas.

Com um sistema automatizado de monitoramento, é possível organizar as informações, tornando os processos de preparação, qualidade, rastreabilidade e geração de indicadores mais ágeis. Dessa forma, o gestor poderá decisões mais assertivas.

Quando uma máquina tem seu monitoramento automatizado, ela é capaz de realizar diversas alterações para melhorar a velocidade e a qualidade do processo industrial.

A automação do monitoramento de máquinas é uma funcionalidade que está inserida dentro do conceito da Indústria 4.0. Afinal, esse monitoramento informa aos operadores o que deve ser realizado de maneira autônoma e automática, o que permite realizar ajustes na produção conforme a demanda.

Leia também: Dados precisos do chão de fábrica, como gerar corretamente?

Vantagens da automação do monitoramento de máquinas

A automação do monitoramento de máquina oferece diversas vantagens para a indústria. As principais são:

  • Aumento da qualidade dos produtos
  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade
  • Redução dos controles manuais
  • Diminuição de retrabalho, evitando gargalos e falhas

O uso dos sistemas automatizados permite obter dados referente a produção industrial em tempo real. Com isso, o gestor é capaz de controlar o desempenho da produção e fazer alterações, se houver necessidade, com rapidez.

Os dados fornecidos automaticamente pelas máquinas são extremamente confiáveis. Dessa forma, o gestor pode embasar suas decisões de forma assertiva e contribuir para o crescimento da indústria.

Atualmente, há diversos sistemas que são capazes de automatizar o monitoramento de máquinas para vários setores da indústria, sendo adaptável para as necessidades de cada um.

 

Características do monitoramento de máquinas

Tempo real

A automatização do monitoramento de máquinas no chão de fábrica auxilia na coleta e disponibilização dos dados em tempo real. Com isso, os gestores têm o controle da produção e conseguem evitar imprevistos, reduzir custos e tomar decisões rápidas.

Comunicação entre sistemas

Nas indústrias mais inovadoras, é imprescindível ter um sistema de monitoramento automatizado capaz de intercomunicação. A automação de produção aumenta os indicadores de produtividade e reduz os defeitos nos produtos.

Não basta apenas monitorar o chão de fábrica, os dados precisam ser compartilhados em todas as etapas de produção. Entre outras palavras, os sistemas precisam comunicar entre si para garantir um processo mais produtivo.

Monitorar tudo

Além do chão de fábrica, o gestor precisa ter em mente que é preciso monitorar todas as etapas de manufatura, até a chegada do produto ao consumidor. O monitoramento deve também garantir a entrega do produto ao cliente, se o produto foi entregue intacto, etc.

Manutenção de um histórico

Por meio da automação do monitoramento no chão de fábrica, é possível conhecer os itens produzidos em todas as etapas do processo. Dessa forma, é possível construir um histórico de produção muito confiável.

De posse desse histórico, o gestor pode analisar e controlar o processo produtivo, principalmente do ponto de vista da qualidade.

 

A automação do monitoramento de máquinas no chão de fábrica vai permitir um maior acompanhamento adequado da produção e a oportunidade de transformar os dados obtidos em tempo real em inteligência competitiva.

Sua indústria já realiza automação do monitoramento de máquinas no chão de fábrica? Fale com nossos especialistas.