A produtividade da indústria têxtil está relacionada diretamente com o faturamento da empresa. Para enfrentar a concorrência, é fundamental realizar ajustes no processo produtivo, otimizar procedimentos e automatizar sistemas para que ocorra aumento da produtividade da indústria têxtil, reduzindo os custos.
6 dicas para promover o aumento da produtividade na indústria têxtil
É possível aumentar a produtividade da indústria têxtil com pouco ou nenhum investimento. Basta melhorar alguns aspectos do processo produtivo. Veja como:
1. Mantenha sua equipe motivada
Uma pesquisa sobre produtividade aponta que os trabalhadores que estão motivados e felizes no trabalho produzem quase 15% a mais. O gestor precisa ter em mente que produtividade e motivação precisam andar lado a lado na indústria têxtil.
Lembre-se que o ambiente de trabalho é onde o trabalho passa a maior parte do seu tempo. Por isso, esse local precisa ser saudável e promover o crescimento pessoal e profissional dos seus funcionários. Há várias maneiras de manter a equipa motivada: ofereça bonificações no atingimento de metas, dê feedbacks, forneça cursos de especialização, entre outros.
Leia também: Sistema MES para indústria têxtil, como optar pelo melhor
2. Ofereça treinamento especializado
Além de aumentar a motivação, um profissional qualificado e com treinamento especializado é muito mais efetivo ao produzir dentro da indústria têxtil.
Por conta das novas tecnologias que surgem cada vez mais no chão de fábrica, é preciso treinar e qualificar constantemente. Dessa forma, há aumento de eficiência produtiva e redução de custos.
Quando o equipamento e os funcionários estão desalinhados, há maior probabilidade de desperdiçar matéria-prima e outros recursos.
3. Faça um planejamento de produção
Uma indústria desorganizada tem excesso de material produzido ou queda de produção. Os dois pontos levam a prejuízo. Um bom planejamento ajuda a aumentar a produtividade, uma vez que reduz retrabalhos, falhas, gargalos produtivos em todos os setores da produção. Desde a aquisição de matéria-prima até ao setor de logística.
Além disso, um planejamento efetivo também melhora o setor financeiro pois prevê despesas e gastos de cada etapa produtiva.
4. Melhore o design da sua indústria
Apesar de muitos gestores acharem esse ponto insignificante, um estudo do Sebrae aponta que um design inadequado da indústria pode ocasionar uma perda de até 30% do tempo de produção. Esse tempo será desperdiçado com transporte de matérias-primas e produtos.
Quando há movimentação excessiva ou desnecessária dos funcionários no chão de fábrica compromete a produtividade da indústria têxtil. Por exemplo, tecidos, linhas, materiais para acabamento precisam estar pertos de suas máquinas de produção.
É de suma importância o melhor design para sua indústria têxtil. Com isso, a rotina produtiva da equipe é facilitada, ocorrendo o aumento da produtividade.
E lembre-se de sinalizar e demarcar todas as áreas. Isso é fundamental para melhor segurança de todos e ajuda a reduzir acidentes de trabalho que podem reduzir a produção da indústria.
5. Adquira materiais de qualidade
Máquinas de pouca qualidade podem gerar diversos gargalos na produção com paradas, falhas, retrabalhos, e provocam uma queda abrupta na produtividade. Além dos equipamentos, é importante adquirir tecidos, aviamentos, materiais de acabamento com boa qualidade para promover o aumento da produtividade da indústria têxtil.
É importante criar um controle eficiente de qualidade, com manuais de compra, uso e manuseios de equipamentos e materiais.
Lembre-se que materiais de baixa qualidade além de reduzir a produvidade da fábrica, causa um dano na competividade e na imagem da empresa no mercado.
6. Estabeleça metas realistas
Além de motivar os funcionários, as metas precisam ser realistas para serem possíveis de serem cumpridas. Metas surreais e mal elaboradas podem provocar efeito completamento oposto e ocasionar à queda de produtividade e qualidade na entrega dos produtos.
7. Use a tecnologia a favor da fábrica
O uso da tecnologia influencia diretamente na produtividade da indústria têxtil. É fundamental investir em equipamentos com recursos tecnológicos e automatizar os processos produtivos.
Ferramentas tecnológicas ajudar na redução de retrabalhos e de tempo de produção, permitindo fabricar produtos com melhor qualidade. Além disso, o uso de ferramentas e sistemas tecnológicos permite melhorar a integração entre setores, tornar a produção mais eficiente e ágil e reduzir custos.
Como visto, é possível promover o aumento da produtividade da indústria têxtil com decisões assertivas e inovadoras. Assim a fábrica reduz gastos e potencializa resultados.