O aumento da performance produtiva na indústria é fundamental para melhorar a qualidade dos produtos, reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes. Por consequência, a indústria se torna mais competitiva no segmento.
Ações que promovem o aumento da performance produtiva na indústria
Há várias ações que as indústrias podem adotar que promovem o aumento da performance produtiva e ajudam a alavancar os resultados. Confira as principais:
Redução da burocracia
Desburocratização dos processos auxiliam no bom rendimento na indústria. Simplificar as rotinas, o trabalho é feito em menos tempo e de forma mais fluída. Elimine tarefas que não agregam valor para a produção.
Implementação de um sistema ERP
O ERP é um sistema de gestão que integra todos os processos. Ele permite o controle e automatização de diversas atividades na indústria, como acompanhamento de vendas, rotina de manutenção, gestão de compras, etc.
Leia também: Apontamento automático de produção integrado
O ERP também monitora toda as etapas da produção, identificando os problemas em tempo real e reduzindo os níveis de estoque. Isso torna os processos mais rápidos e eficientes.
Investimento nos colaboradores
Ao investir em soluções para aumentar a qualidade e motivação dos colaboradores, os gestores vão notar o aumento da performance produtiva na indústria. As principais soluções são:
- Participação nos lucros;
- Capacitação, treinamento, cursos;
- Implementar uma cultura de incentivos e valorização;
- Disponibilização de ferramentas e equipamentos necessários e adequados para o trabalho.
Aumento da performance produtiva na indústria e a padronização e atualização dos processos
Para garantir o aumento da performance produtiva na indústria, é importante padronizar aos processos. Quando os escopos de trabalhos são definidos, os funcionários executam as atividades como foram planejadas.
Quando se promove essa melhoria, a indústria se torna mais competitiva, reduzindo custos, gerando uma mão de obra mais eficaz e mais lucrativa.
Os planos de ações devem ser atualizados, trocados, consertados, eliminando fluxo ineficientes.
Gestão de rotinas
A gestão de rotinas é um sistema que garante a qualidade dos processos de produção, elimina perdas e reduz custos.
Essa gestão também é conhecida como TPM Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total, em português.
Na gestão de rotina, os próprios funcionários cuidam dos espaços de trabalho, dos equipamentos, corrigindo falhas simples, sem comprometer a operação e a segurança.
Utilização da metodologia Lean Manufacturing são a base para o aumento da performance produtiva na indústria
A manufatura enxuta ou lean manufacturing é uma metodologia que envolve técnicas e práticas, com objetivo de eliminar desperdícios e aproveitar ao máximo os recursos de forma contínua.
O foco do lean manufacturing é tornar os processos mais integrados da indústria e reduzir os 7 tipos de desperdícios:
- Habilidades subutilizadas;
- Movimentação de funcionários de forma desnecessária;
- Produção em excesso;
- Gastos no transporte desnecessários;
- Excesso de estoques;
- Porcentagem de defeitos;
- Tempo de espera entre um processo e outro.
Investimento em tecnologia de gestão e automação
A automação tecnológica, por meio de softwares e equipamentos, eleva a eficiência dos processos e provocam o aumento da performance produtiva na indústria.
O investimento em tecnologia de gestão e automação reduz custos, diminui perdas, melhora o monitoramento do fluxo, identifica falhas em tempo real, facilita o controle de estoque, entre outras atividades.
Antes de realizar essas ações, o gestor deve montar um bom planejamento. Isso vai contribuir para o aumento da performance produtiva na indústria.