A transformação digital é um assunto que vem levantando questionamentos nos últimos anos por conta do seu impacto na indústria. Um dos pontos mais importantes desse processo é a utilização do Big Data.
Com uma demanda crescente pela geração de dados, surgiu também a necessidade de contar com uma ferramenta que seja capaz de armazenar essas informações com segurança, e é justamente para isso que o Big Data foi criado. Ele consiste em um meio de armazenar registros e informações de forma consolidada, contribuindo para o processo de tomada de decisões mais assertivas.
Quanto mais informação e conhecimento uma empresa possuir, melhor será a sua gestão e mais fácil e ágil será o seu crescimento.
Exemplos de Big Data dentro da Indústria 4.0
A otimização dos processos e a maximização da produção é uma prioridade para a maior parte das Indústrias. Com ajuda do Big Data, é possível coletar dados realistas em tempo real para que os gestores estipulem mudanças e melhorias, aprimorando os processos e estratégias.
O Big Data também é fortemente aplicado na criação de um processo de manutenção programada das máquinas e equipamentos, uma vez que os sensores conseguem identificar possíveis erros e falhas, sem a necessidade de intervenção humana.
Exemplos desta aplicação estão na:
- Inteligência das máquinas;
- Machine Learning (aprendizado das máquinas);
- Entre outros.
Os dados da sua indústria são utilizados de forma estratégica?
Mas como saber se o Big Data é a melhor solução para a minha indústria? O primeiro passo para saber se esta ferramenta é a ideal para atender as necessidades do seu negócio, é se perguntar: os meus dados são utilizados de forma estratégica?
A dificuldade de enxergar as informações no processo de produção da empresa pode ser resolvida com o Big Data, garantindo um planejamento que inclui as metas e objetivos da indústria através de um software seguro e de fácil entendimento.
O principal benefício do Big Data dentro da indústria é a transformação dos dados coletados em informações consolidadas e estratégicas, que podem ser utilizadas para otimização dos produtos e dos processos produtivos.
Através desta ferramenta, os gestores conseguem entender o passado e utilizar os erros que foram cometidos em prol das melhorias. Ela também permite analisar tudo o que acontece dentro do ambiente industrial, de forma a estabelecer um processo de crescimento mais realista e embasado. Ele permite que a indústria reduza os erros, os custos operacionais, aumente seu desempenho e tenha um planejamento estratégico mais eficaz.
Quer saber como? Entre em contato conosco para conhecer nossa solução Vedois Produção.