fbpx
tecnologias digitais

A utilização das tecnologias digitais por grandes empresas brasileiras

Embora os efeitos da recessão econômica ainda façam parte da realidade do mercado, o retorno da economia a um novo patamar, mais elevado, será fundamental para potencializar investimentos em tecnologias digitais. Além disso, a melhora no quadro econômico é indispensável para o desenvolvimento de novas estruturas de negócio e como resultado, abrem-se novas portas em termos de tecnologia.

A participação na economia digital é uma necessidade

Ao fazer uso de sistemas de automação e softwares de integração, as empresas conseguem executar os seus projetos de forma mais ágil, rápida e personalizada. Além de otimizar a maneira como os projetos são executados, o uso da tecnologia nas empresas de grande porte também possibilita que as ações sejam realizadas em conformidade com a cultura organizacional.

A adoção de sistemas e outros recursos tecnológicos oferece mais flexibilidade nos processos produtivos, reduz custos, diminui ou elimina o retrabalho e otimiza a lucratividade da empresa.

A realidade da transformação digital no Brasil

Atualmente, as empresas brasileiras se encontram em diferentes estágios da transformação digital. Enquanto algumas áreas do mercado demonstram um acentuado uso da tecnologia e um maior avanço digital, outros setores apenas engatinham.

De acordo com o Darwinismo Digital, a tecnologia está avançando a passos largos e quem não consegue alinhar o seu arsenal tecnológico com as demandas do mercado e a tecnologia usada pela concorrência, acaba perdendo a fatia de mercado. Isto é, quem não consegue acompanhar as tendências tecnológicas de sua área pode definhar em termos de posicionamento de mercado e inclusive, pode decretar falência.

Os 6 estágios da transformação digital

De acordo com a Prophet, empresa especializada em soluções tecnológicas e com elevado reconhecimento no mercado, o trajeto de uma empresa rumo à transformação digital consta de seis estágios:

1.      Business as usual

Estágio no qual se encontram a maior parte das empresas tradicionais que atuam no mercado. A frase “em time que está ganhando não se mexe” é uma boa forma de defini-lo. Assim, uma empresa que se encontra neste estágio não deseja correr riscos. Quando há alguma pequena alteração esta ocorre no intuito de melhorar a eficiência. Existe resistência à inovação.

2.      Present and Active

Empresas que se encontram neste estágio possuem agentes de mudanças com foco na implementação de tendências digitais nos seus procedimentos internos, nos processos. Normalmente, estas tendências são incorporadas mediante canais digitais, Internet of Things (IOT), mobilidade, entre outras vias. Desta forma, a empresa começa a se fazer presente e ativa no meio digital. Neste estágio, novas opções começam a aparecer e fazer parte do dia-a-dia tecnológico e digital da empresa. No entanto, essas possibilidades ainda não conformam a cultura empresarial.

3.      Formalized

Nesta etapa, o senso de urgência atinge à organização. Nele, o grupo de agentes de mudanças e outros profissionais da área se unem em busca de soluções que possam modernizar a experiência dos consumidores. Há o investimento em processos, pessoas e tecnologias no intuito de potencializar a transformação digital.

4.      Strategic

É nesta etapa que começa, de fato, a transformação digital. Os agentes já conseguiram criar o sentido de urgência fundamental para ocasionar as transformações. Além disso, neste estágio, os agentes transformadores conseguiram o apoio dos líderes da empresa.

5.      Converged

No estágio atual, a empresa já tem a transformação no DNA organizacional. Tanto equipes como modelos são criados no intuito de unificar processos e simplificar operações. Aparece a necessidade de integrar experiências e oferecer alternativas consistentes. Aqui, a tecnologia cumpre com um objetivo tanto relacionado à integração direcionada ao cliente e ao back-office.

O design digital é guiado pela experiência do consumidor. Esse desenho também é orientado pelas informações sobre as expectativas dos clientes sobre a jornada de compra. A transformação se faz visível em todos os setores da empresa.

6.      Innovate and Adaptive

Neste último estágio, a transformação digital é a maneira como a empresa atua no mercado. O seu objetivo é inovar e estar a postos para às futuras adaptações. Há a constante busca pela melhora dos processos mediante a adoção de programas de aprendizado e testes.

Esta divisão em estágios permite entender de forma facilitada, como as grandes empresas vem adotando a tecnologia e a forma como as soluções tecnológicas são utilizadas nessas organizações.

Em suma, as empresas de grande porte estão investindo cada vez mais em tecnologia digital. Esse crescimento pode ser verificado tendo em vista o relatório divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, CNI. O documento informava que a utilização de tecnologias digitais aumentou de 63% para 73% no período compreendido entre início de 2016 e início de 2018.

Além desse resultado, outros dados importantes foram publicados no relatório. Saiba mais informações acessando a matéria do site Uol.