Você já ouviu falar em fábrica inteligente? Esse conceito vem sendo cada vez mais utilizado no mercado para se referir às transformações que vêm acontecendo no ambiente industrial. O avanço da tecnologia fez com que soluções cada vez mais inteligentes pudessem ser implementadas no ambiente industrial para aprimorar os processos e otimizar a produtividade dessas empresas. O apontamento automático de produção é uma das ferramentas que fazem parte dessa transformação.
A revolução da manufatura inteligente demonstrou que recursos como a inteligência artificial, internet das coisas e a robótica pudessem ser utilizados para tornar os processos industriais cada vez melhores. O apontamento automático de produção permite o registro e envio em tempo real sobre todas as etapas produtivas do chão de fábrica, evitando gargalos e reduzindo a incidência de falhas.
Por esse motivo, utilizar essa tecnologia permite que a indústria consiga aumentar o seu desempenho e produzir mais com menos recursos. A automatização do chão de fábrica garante uma gestão de tempo mais eficiente e a redução de perdas e necessidade de retrabalho, fazendo com que a indústria se torne cada vez mais competitiva no setor.
Como funciona o apontamento automático de produção
Na indústria tradicional,os processos são realizados de maneira mais mecânica, com foco na produção em larga escala. Graças às tecnologias implementadas pela indústria 4.0 é possível focar na inteligência produtiva do negócio, permitindo que a indústria alcance uma maior produtividade com redução de custos.
Isso quer dizer que as etapas produtivas passam a ser realizadas com base em informações consolidadas e de maneira mais estratégica, reduzindo as paradas não planejadas e os erros que acontecem no decorrer do processo.
Esse monitoramento permite que os gestores saibam tudo que acontece industrial e consigam identificar falhas e pontos de melhoria na cadeia produtiva. Problemas técnicos e paradas para manutenção podem ser identificados com mais agilidade, possibilitando a implementação de planos corretivos com mais rapidez.
Por muito tempo o apontamento de produção foi feito de maneira manual, de forma que os operadores precisavam inserir essas informações de maneira individual no sistema. Além de tomar um grande tempo de trabalho desses operadores, esses dados não chegavam em tempo real para os gestores, impedindo a implementação de mudanças e otimização de processos.
O apontamento automático de produção realiza esse monitoramento e registro de maneira automática, contribuindo para um processo de tomada de decisões mais assertivo e inteligente. Dessa forma, a indústria pode alcançar um patamar mais competitivo perante os seus concorrentes.
O apontamento de produção em tempo real pode ser feito através de alguns recursos, como:
Sistema de gestão dos processos produtivos: através desse sistema é possível realizar o registro das informações para atualização de banco de dados da empresa;
Internet das coisas e sensores especiais: Essas tecnologias permitem a coleta de dados diretamente do maquinário utilizado pela indústria, medindo todos os parâmetros necessários para uma gestão mais eficiente;
Integração: a integração dos sistemas imaginários permite que as informações sejam coletadas em tempo real e fornecem dados completos sobre tudo que acontece dentro da Indústria.
Implementar essas tecnologias é muito mais do que apenas agregar novos recursos para a sua indústria. É necessário utilizar as ferramentas corretas para que a sua indústria se mantenha competitiva no mercado e garanta um crescimento substancial.