A capacidade produtiva de uma indústria é a força máxima que uma empresa pode produzir num determinado período, usando os recursos disponíveis. Entender a capacidade produtiva é fundamental para descobrir se a indústria está produzindo em excesso ou abaixo do esperado. Mas como a saber a eficiência de sua produção industrial?
Quando se mede a capacidade produtiva de uma indústria, não se gerencia nada. Essa análise da eficiência permite aos gestores tomarem decisões mais assertivas e seguras.
Desperdícios na produção industrial
Os desperdícios nas etapas do processo produtivo podem reduzir a produtividade e eficiência da sua indústria. Os mais comuns são:
- Produção com defeito;
- Excesso de produção;
- Esperas;
- Transportes internos excedentes;
- Estoque intermediário e final;
- Usar pouco a capacidade intelectual dos colaboradores;
- Quantidade excessiva de etapas de produção.
De acordo com o professor e estatístico W. Edwards Deming, “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Essa máxima da melhoria de processos e da qualidade total deve ser utilizada por gestor de indústria.
Leia também: Como um sistema MES aumenta a produtividade da indústria?
A produtividade industrial e os indicadores de desempenho são fundamentais para mensurar a qualidade dos processos, produtos, controlar estoques, medir tempo da produção (desde a preparação, fabricação até entrega ao consumidor final), e conhecer a satisfação dos clientes internos e externos.
O principal objetivo dos indicadores é melhorar a eficiência e o desempenho da indústria. Com eles, é possível atingir vários benefícios como:
- Maior qualidade do produto final;
- Definição clara da relação custo-benefício;
- Estratégia mais eficiente para atingir metas;
- Capacidade adequada para atender as demandas.
O cálculo da eficiência
Cada indústria tem necessidades e processos diferentes. Por meio dos indicadores de produção industrial, é possível medir, analisar e aprimorar as atividades no chão de fábrica efetivamente.
Há vários indicadores de produtividade industrial capazes de garantir que os resultados esperados sejam alcançados. Lembre-se que indústria é basicamente constituída de dois pilares: máquinas e pessoas. A eficiência de cada equipamento garante 50% do sucesso operacional da sua produção industrial. Mas como medir essa eficiência?
O cálculo da eficiência é utilizado para saber o quão eficiente e a produção de sua indústria. Para realizar esse cálculo, é preciso dividir a produção por tempo pelo tempo produzido. Por exemplo:
Sua indústria produziu por tempo 200 unidades/hora, portanto o tempo produtivo do chão de fábrica é:
Tempo produtivo = 200 x 8 (horas por dia de trabalho) = 1600
As perdas planejadas são de 2 horas por dia, equivalente ao horário de almoço dos colaboradores. Esse período poderia ser utilizado para produzir mais 400 unidades. Dessa forma, a produção planejada é diminuição entre o tempo produtivo e a perda planejada.
Produção planejada = 1600 – 400 = 1200
Em seguida, é preciso calcular a média de perdas não calculadas. Se um problema demorou 1 hora para ser resolvido, a perda foi 200 unidades. Assim, a produção efetiva é calculada pela subtração entre a produção planejada e as perdas não calculadas:
Produção efetiva = 1200 – 200 = 1000
Em posse desses três dados, é possível fazer o cálculo da eficiência total. Ele é o resultado da divisão entre a produção efetiva pela produção planejada.
Eficiência = 1000/1200
Eficiência = 0,83 ou 83%
Com esse cálculo de eficiência, você consegue encontrar a capacidade produtiva da sua indústria num determinado período. Quer saber mais sobre esse e outros índices? Fale com nossos consultores.