Quando há um planejamento de manutenção, é possível identificar e corrigir falhas na produção indústria. A prevenção de máquinas paradas pode ser feita por meio de um planejamento de manutenção prévio.
Construir um bom planejamento de manutenção, é fundamental para melhorar a produtividade no chão de fábrica e evita que a indústria tenha prejuízos elevados com falhas pontuais e paradas.
O que é o Planejamento de manutenção
O planejamento de manutenção é um procedimento que toda indústria precisa realizar para melhorar seus processos produtivos e torná-los mais seguros e qualificados.
O principal objetivo do planejamento de manutenção é prevenir ou corrigir problemas eventuais que possam afetar o funcionamento das etapas de produção. Esse planejamento deve compor as atividades da manutenção corretiva e manutenção preventiva.
As paradas em escala industrial precisam de um planejamento de manutenção, pois cada uma tem um objetivo em particular. As paradas podem ser gerais, quando a produção toda é interrompida para que os maquinários sejam verificados, corrigidos. Geralmente, isso acontece durante as férias coletivas. Há também as paradas parciais que paralisam apenas parte da produção, em determinado momento que o equipamento não vai afetar a produtividade do chão de fábrica.
Para que a manutenção seja bem aproveitada, é necessário que a equipe desse setor tenha conhecimentos múltiplos e habilidades para identificar, inspecionar e corrigir os problemas para manter as máquinas em funcionamento pleno.
O planejamento de produção reduz quebras de equipamentos e diminui o tempo de parada das máquinas. Por consequência, os equipamentos se tornam mais eficientes, a segurança e a qualidade da produção é a aprimorada e os custos são reduzidos.
Características do planejamento de manutenção
O planejamento de manutenção prevê os três tipos de manutenção: preditiva, corretiva e preventiva.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é o acompanhamento rotineiro das máquinas e equipamentos, por meio de dados coletados durante as inspeções. As técnicas comuns mais usadas na manutenção preditiva são: ultrassom, análise de vibração, inspeção visual e outras não destrutivas.
Os principais objetivos da manutenção preditiva são:
- Reduzir danos;
- Aumentar o tempo útil dos competentes e das máquinas;
- Eliminar desmontagens que não sejam realmente necessárias;
- Diminuir paradas emergenciais não planejadas;
- Determinar a manutenção de um componente, ferramenta ou equipamento antecipadamente.
Em resumo, a manutenção preditiva reduz os custos de manutenção e aumenta a produtividade de máquinas e colaboradores.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva corrige falhas quando uma peça, um componente ou uma máquina apresenta mal funcionamento e precisa se alterada ou substituída. A manutenção corretiva estar presente no planejamento de manutenção ou ocorrer de forma não planejada.
A planejada corrige uma possível falha e evita retrabalho e quebras de produção inesperadas. A não planejada ocorre após a identificação do erro e pode causar altos custos.
Esse tipo de manutenção corrige tudo que pode causar perda de rendimento ou desempenho das máquinas.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva previne falhas ou quebra de máquinas e reduz a velocidade de desgaste dos equipamentos. Ela obedece a intervalos pré-definidos pelo fabricante da máquina.
Os serviços de manutenção preventiva são planejados e programados. Alguns exemplos dessa manutenção são: histórico do fabricante, inspeção de equipamentos, lubrificações periódicas, aferição e calibração das máquinas e revisões sistemáticas.
Esse tipo de manutenção realiza análises e testes de todos os pontos que podem causar falhas no futuro.
O planejamento de manutenção para prevenção de máquinas paradas aumenta a produtividade, confiabilidade e segurança em todas as etapas de produção industrial.