A tecnologia alterou completamente a estrutura das empresas. Por meio do sistema MES, é possível melhorar o desempenho de equipamentos e colaboradores e aumentar a produtividade da indústria. Essa ferramenta auxilia os gestores em todas as etapas de produção.
Por que ter um sistema MES na sua indústria?
O sistema MES (Manufacturing Execution System), ou sistema de execução de manufatura é um software que tem por objetivo principal ajudar no gerenciamento de toda produção no chão de fábrica. Ele é capaz de controlar as atividades operacionais da indústria, identificando e planejamento os processos produtivos.
Através do sistema MES, é possível prever quais serão os recursos necessários para tender as demandas da manufatura, distribuição do produto final, etc. Com ele, os gestores conhecem todo processo de produção industrial, verificam as ineficiências e tomam as decisões de forma mais assertiva. Esses passos dependem dos dados que são disponibilizados no software.
Funcionalidades do sistema MES
O sistema MES oferece diversas funcionalidades para sua indústria. As principais são:
- Monitoramento da produção e checagem de paradas, refugos, retrabalhos e falhas.
- Importação de dados do ERP para a produção como pedidos e prioridades de manufatura.
- Controle estatístico de processo – CEP e de indicadores de capacidade como Cpk e CP.
- Emissão de instruções para todo chão de fábrica.
- Apontamento de necessidade de mão de obra.
- Definição e análise de métricas de desempenho de produção industrial.
- Armazenamento e divulgação de dados como não conformidades, inspeções e check lists.
- Verificação da lista de trabalho e priorização das urgências.
- Acessibilidade à importantes dados da produção industrial como quantidade de material utilizado, tempo de execução de cada máquina ou de cada operador para executar uma atividade, quantidade de refugos e desperdício, etc.
Benefícios do sistema MES para o chão de fábrica
O sistema MES possibilita importar dados e instruções de forma automatizada em tempo real. Ele é capaz de fornecer informações sobre todas as etapas de produção no chão de fábrica, desde o tempo gasto em cada operação, tempo de funcionamento dos equipamentos, quantidade de recursos desperdiçados etc.
Leia também: Monitoramento de máquinas em tempo real, como o software OEE faz isso
Há vários benefícios em implementar o sistema MES, como:
Processo adaptável – Através do sistema MES, os gestores podem prever problemas e antecipar ações que pode minimizar falhas. Assim, o processo produtivo se torna adaptável.
Conectividade – todos dados de produção estão centralizados no sistema MES. Dessa forma, o gestor acompanha diretamente das máquinas, a contagem, número de paradas, entre outras informações. Tudo está conectado.
Digitalização – Com o sistema MES, a economia de papeis é grande. Os dados estão centralizados num único e centralizado padrão para toda indústria.
Previsão – Ao ter acesso a todos os dados, o gestor pode definir metas atingíveis e claras, antever eventos inesperados que podem surgir em cada turno, que podem causar ineficiência no processo produtivo.
Transparência – Por meio do sistema MES, é possível obter o resultado de todas as atividades. Todo processo produtivo é transparente, o que garante maior confiabilidade da indústria no mercado.
Diante de todos esses benefícios, o Sistema MES aumenta a produtividade da indústria. Quer otimizar o chão de fábrica da sua empresa com o sistema MES? Fale com nossos consultores.