O monitoramento do chão de fábrica permite ao gestor controlar de maneira mais efetiva a produção. Com dados precisos do chão de fábrica, é possível melhorar a produtividade, aumentar o potencial de qualidade, identificando os gargalos e possíveis falhas de segurança no processo produtivo.
O mercado industrial está cada vez mais competitivo, principalmente diante dessa crise econômica que o Brasil enfrenta por conta da pandemia do coronavírus. Fábricas e indústrias brasileiras buscam ferramentas para produzir com mais qualidade e velocidade. Uma das metodologias mais procuradas é o apontamento da produção.
O que é o apontamento da produção
Todas as etapas de produção precisam ser monitoradoras, pois cada evento que ocorre nessas etapas gera informações importantes para melhor o controle do fluxo operacional. O apontamento da produção é a coleta e o armazenamento de dados precisos do chão de fábrica, que visa a melhora contínua do processo produtivo.
Para que o gestor atinja essa melhora, é preciso que os dados sejam precisos. A coleta de dados precisos no ambiente fabril pode ser realizada durante ao término da própria produção. Essa tarefa é muito desafiadora para os gestores, uma vez que os processos envolvem setores e atividades diferentes.
Leia também: Análise de dados produtivos na indústria, como eles melhoram a produção
A importância dos dados precisos do chão de fábrica
O apontamento da produção no chão de fábrica transforma culturalmente o ambiente. Muitas indústrias instalam terminais de apontamento nos locais de produção, assim os gestores podem monitorar a produtividade dos seus colabores, o andamento das ordens de produção que são emitidas, a capacidade de entrega dos seus maquinários, e potenciais gargalos ou falhas.
Com dados precisos, a capacidade de integração entre os setores aumenta. Dessa forma, o gestor pode tomar decisões mais eficientes e assertivas. Os dados precisos do chão de fábrica colaboram para tornar mais ágeis os processos de preparação, qualidade, rastreabilidade e geração dos indicadores.
Com os dados precisos do chão de fábrica, o gestor pode ajustar a produção conforme a demanda, tornando automática e autônoma, se for o caso.
Como gerar corretamente dados precisos?
Gerar corretamente dados precisos do chão de fábrica é uma prática que garante ao gestor acesso às informações que apresentam o desempenho da produção. Dessa forma, ele poderá tomar decisões assertivas e necessárias para manter a cadeia de produção, conforme as estratégias da indústria. Como gerar corretamente os dados precisos do chão de fábrica?
Mantenha a comunicação entre os sistemas – De nada adianta realizar o monitoramento do chão de fábrica, se os dados não fluem em todas as etapas de produção. É fundamental coletar dados precisos, tornando a produção mais eficaz. E isso só poderá ser feito se os sistemas estiverem integrados e comunicando entre si.
Automatize o apontamento da produção – Um software de apontamento da produção, coleta dados precisos e trata essas informações coletadas no chão de fábrica. Isso é feito em tempo real, o que facilita a tomada de decisão mais rápida, evitando imprevistos. Um sistema automatizado, os dados serão mais precisos de todas as áreas da indústria.
A sua indústria consegue gerar corretamente dados precisos do chão de fábrica? Fale com nossos consultores e saiba mais sobre o software da Vedois.