Em razão da pandemia por conta do coronavírus, muitas indústrias estão utilizando cada vez mais o acompanhamento de produção à distância. Esse processo é feito com uso de sistemas de internet e armazenamento em nuvem e ajuda aos gestores controlar operações, transferir dados para e entre os maquinários, entre outras tarefas. Tudo isso feito à distância.
Leia também: Monitoramento da produção em tempo real
O acompanhamento de produção à distância pode ser feito por meio de redes sem fio ou cabeamento. Dessa forma, o gestor pode detectar eventuais problemas ou erros, fazer relatórios, saber quando um maquinário parou, entre outros atividades. Tudo isso, feito à distância.
Para que serve o acompanhamento de produção à distância?
Com ascensão da computação em nuvem, muitos softwares foram desenvolvidos para possibilitar o acesso à computadores, equipamentos e maquinários de qualquer lugar. O acompanhamento de produção à distância permite a automação industrial por meio da internet e computação em nuvem.
O acompanhamento de produção à distância permite ao gestor gerir todos os processos produtivos de forma remota. Isso é possível por meio da instalação de softwares nos dispositivos e equipamentos da fábrica.
De maneira direta e simples, o acompanhamento de produção à distância permite o rastreamento das atividades na indústria. Com isso, a automação industrial exige funcionários mais especializados, com mais segurança e menos custo para a indústria.
Leia também: Gestão remota e integrada de indústrias, a tecnologia facilitando o trabalho do gestor
Vantagens do acompanhamento de produção à distância
Acompanhar, mensurar e rastrear os processos produtivos à distância é uma maneira eficaz de economizar e evitar prejuízos. Além disso, o acompanhamento de produção à distância apresenta outras vantagens. Confira algumas:
Segurança – O acompanhamento de produção à distância oferece maior segurança para indústria, independente do porte. Esse acompanhamento pode apresentar vários problemas que poderiam passar despercebidos.
Facilidade – Para o gestor, é mais rápido e fácil medir, acompanhar e controlar a produção, consultar os resultados, mesmo à distância.
Qualidade – Quando o gestor acompanha e monitora a produção mesmo à distância, a qualidade de todo processo produtivo pode crescer de maneira constante.
Economia – Diante da pandemia do covid-19, muitas indústrias tiveram que reduzir seu quadro de funcionários. O acompanhamento de produção à distância ajuda a reduzir a contratação de mão de obra extra. Além disso, com a automação industrial, muitas outras despesas são reduzidas, como energia, matéria-prima, etc.
Fim de prejuízos – O acompanhamento de produção à distância ajuda a reduzir a chance de prejuízos na indústria, uma vez que o gestor pode acompanhar em tempo real todos os processos produtivos. Com isso, é possível prever possíveis falhas antes mesmo delas acontecerem.
Investir no acompanhamento de produção à distância é fundamental para qualquer tipo de indústria que deseja se manter competitiva no mercado. Mesmo as menores ou as que estão iniciando, esse processo é importante para que o gestor possa controlar a produção de forma mais assertiva e eficiente.
O acompanhamento de produção à distância é um ótimo custo-benefício, pois todos os dados equivalentes à produção ficam armazenados em um servidor. Você já pensou em implantar o acompanhamento de produção à distância? Fale com nossos consultores.