A gestão à distância na indústria é um termo usado para nomear esse novo modelo de gestão da nova era digital. As indústrias sofrem cada vez mais transformações tecnológicas diante da recente revolução industrial, a Indústria 4.0. Combinar soluções de dispositivos móveis com a IoT – Internet das coisas é importante para ampliar a gestão à distância na indústria.
Leia também: Software de planejamento de produção para setor de embalagens
Principalmente, em tempos de crise como o que vivemos hoje, causado pela Covid-19, o uso dos recursos tecnológicos está cada vez mais importante para manter a produção industrial em dia.
Por conta do isolamento social, a operação dos equipamentos que demandam intervenção humana precisa ser alterada para evitar a contaminação. Dessa forma, há várias tecnologias que auxiliam na gestão a distância na indústria.
Mas afinal, o que é a gestão à distância na indústria?
A gestão à distância na indústria é um modelo de gerenciamento de equipe, o qual permite aos colaboradores trabalharem fora das instalações da empresa, em determinados dias específicos ou períodos.
Com softwares de conectividade, as indústrias são capazes de gerenciar a produção à distância, aumentando a produtividade. Por meio desses sistemas, o gestor consegue:
- Ter uma visão geral de todas as etapas de produção;
- Identificar cada ativo, equipamento em funcionamento;
- Ativar trabalhos;
- Verificar o status de cada etapa de produção;
- Prever falhas ou gargalos.
Por meio da conectividade, o gestor mantém os maquinários em funcionamento à distância e com segurança. As indústrias que investiram em conexões inteligentes e plataformas unificadas, é possível gerenciar os ativos e obter informações em tempo real.
Leia também: Soluções MES trazem mais controle e produtividade para sua indústria
Segmentos como siderúrgico, petroquímico, farmacêutico já utilizam a gestão à distância em suas indústrias com bons resultados. Com esse recurso tecnológico, os dados chegam de forma mais rápida, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Segredos da gestão à distância na indústria
A instalação de softwares de gestão à distância pode ser feita em qualquer tipo de indústria, independentemente do segmento. Basta apenas que a conexão com a internet seja boa e eficaz. A gestão à distância na indústria depende de determinados fatores para ser realizada com sucesso. São eles:
Mapeamento de processos – Por meio da gestão à distância na indústria, o gestor é capaz de fazer mapeamento de processos, instaurando pontos de controle. Dessa forma, ele poderá monitorar os recursos empregados em cada etapa do processo de produção.
Os pontos de controle variam conforme a produção e objetivos de cada empresa, podendo ser: atingimento de metas, controle de estoque e insumo de produtos, acompanhamento de gastos, cumprimentos das tarefas programadas, etc. Com os pontos de controle, o gestor será capaz de monitorar e fazer a gestão à distância de todas as etapas de produção.
Otimização de tempo – Mesmo diante dessa pandemia que o mundo e o Brasil enfrenta, a produção industrial não pode parar. Dessa forma, o uso dos recursos tecnológicos tornou-se um verdadeiro aliado a linha de produção.
Por meio de um software de gestão ligado a notebooks, tablets e celulares, o gestor é capaz de efetuar comandos, checar e controlar processos, visualizar relatórios e tomar decisões mais eficientes e rápidas. Tudo isso é feito remotamente, otimizando o tempo, tornando a produção mais eficaz e assertiva.
A gestão industrial à distância depende desses fatores e da capacidade do gestor gerir sua equipe. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas.