A revolução tecnológica foi capaz de produzir dispositivos eletrônicos com maiores poderes de processamento e menores. Celulares, tabletes, coletores, notebooks, veículos, eletrodomésticos, possuem conexão com a Internet. Dessa forma, as “coisas” passaram a fazer da rede também. Esse conceito é chamado de Internet das Coisas – IoT, em que os dispositivos são capazes de coletar e processar os dados online sobre clientes. A IoT para indústria melhora a automação da produção a logística.
IoT para indústria
Instrumentos, sensores, controle na produção e recursos de monitoramento se tornaram comuns em muitas indústrias. A automação pode trazer a IoT para indústria e muitas vantagens.
Leia também: Gerenciamento de produção remoto, como manter sua fábrica funcionando, mesmo a distância
A IoT extrai informações massivas que estruturam o processo industrial de forma completa. O uso desse recurso é capaz de gerar e digitalizar dados e a conexão entre os mais diferentes processos da produção de um produto.
De acordo de dados com a Anatel, há quase 30 milhões de conexões inteligentes entre equipamentos. Isso inclui todo processo de produção industrial. Desde a disponibilização de matéria-prima de forma rápida, a parte da produção e o fluxo de trabalho, até a logística que precisa transportar a mercadoria no menor tempo possível.
Como a Internet das Coisas age na Indústria
A tecnologia integra processos e setores nas indústrias. O software ERP é responsável pela unificação da base de dados e redes internas que são usadas para facilitar entre os colaboradores.
Além disso, com o IoT é possível absorver uma quantidade massiva de dados. Nesse momento, o Big Data tem papel importante. A estrutura Big Data recebe as informações extraídas dos equipamentos. A partir daí o gestor elabora relatórios da produção para agilizar a tomada de decisão e executar melhorias ou correções.
Leia também: Agendamento automático de manutenção industrial, veja como fazer corretamente
No entanto, apenas estabelecer métricas não é o suficiente para a indústria, é preciso encontrar meios para melhorá-las. Nesse momento, a IoT para indústria se torna essencial e pode ser aplicada em vários setores. Confira:
Produção
O IoT altera as políticas de produção. Investir numa produção enxuta estabelece uma produção voltada para o cliente, com demanda imediata. Esse modelo é o oposto de produtos feitos em massa.
Em outras palavras, esse método elimina a alta produção para ter estoque à disposição do cliente. Com processo de automatização e uma base de dados bem alimentada permite prever a demanda a longo prazo do cliente.
Ao aplicar a IoT para indústria, o gestor permite criar uma linha de produção eficiente, rápida e autônoma, ao extrair informações dos equipamentos e da base de dados, com o objetivo de integrar processos e melhorar a confiabilidade de dados.
Segurança
A IOT também acompanha o acesso aos equipamentos e sistemas, uma vez que tudo está interligado. Assim, o gestor sabe quem acessou, o horário e o que foi acessado.
Além disso, o armazenamento dos dados conta com uma série de proteções como: autenticação, criptografia, antivírus, firewalls, entre outros.
Manutenção
A IoT para indústria também proporciona melhores condições de monitoramento. O próprio sistema da indústria avisa de possíveis problemas de uma forma preventiva. É analisado o desempenho dos equipamentos em tempo real, e o sistema emite um alerta para manutenção.
Logística
Com o IoT, o gestor acompanha em tempo real a entrega de matéria-prima junto ao fornecedor e a entrega da mercadoria para o cliente final.
A IOT para indústria aproveita os dados gerados para auxiliar em todos os setores da empresa, desde a produção a logística. Isso permite um maior controle do processo industrial.