O planejamento de manutenção industrial preventiva é uma peça importante para qualquer tipo de indústria e tem com principal objetivo garantir e melhorar os índices de confiabilidade e disponibilidade dos maquinários.
De acordo com a Norma ABNT NBR 5462/1994, a manutenção preventiva é realizada em intervalos predeterminados para reduzir a degradação e possibilidade de falhas dos equipamentos.
As principais atividades da manutenção preventiva destinadas a prevenção de panes, falhas e quebras são: limpezas, inspeções, lubrificação, reapertos, ajustes, substituição de itens desgastados, entre outras.
Mas afinal, o que é um planejamento de manutenção industrial preventiva?
O planejamento de manutenção industrial preventiva é uma série de documentos, em formato de roteiro, que serve para apoiar todos os colaboradores envolvidos no chão de fábrica. Esses documentos devem registrar as atividades da manutenção preventiva, status do maquinário, frequência, localização de peças, materiais e equipamentos.
No planejamento de manutenção industrial preventiva precisa constar todos os dados para instruir os colaboradores de maneira intuitiva. Isso também serve de base para que o gestor tome decisões em tempo hábil.
O principal benefício do planejamento de manutenção industrial preventiva é reduzir desperdícios de tempo, mão de obra e materiais. De acordo com dados da indústria, a falta do planejamento de manutenção industrial preventiva gera até 65% de desperdício do tempo de produção. Entre outras palavras, das 8 horas de trabalho, apenas 2,8 horas são realmente aproveitadas na produção.
Leia também: Planejamento, controle de produção e logística integrados para sua indústria
Ações de manutenção industrial focados na prevenção
A primeira atividade a ser feita no planejamento de manutenção industrial preventiva é a coleta de dados, por meio da identificação dos equipamentos e registros para facilitar o acesso aos dados. As principais ações da manutenção preventiva são:
Inspeção – forma simples e pode ser aplicada pelo próprio operador do equipamento, utilizando os sentidos humanos – tato, visão, audição e olfato.
Baseada no tempo – Restaura ou substitui peças e componentes que estão em falhas. É baseada no limite do tempo de cada peça. A ação é executada independente do estado do componente do dia determinado.
Baseada na condição – Baseada em inspeções periódicas que detectam sinais de anomalias e falhas de componentes, peças e máquinas.
Os principais documentos do planejamento de manutenção industrial preventiva que auxiliam nessas ações, são: ordens de serviço, relatórios de inspeção, fichas técnicas, fluxogramas, solicitações e requisições.
Leia também: Gestão de produção industrial em tempo real, como ela beneficia sua indústria
Como fazer um planejamento de manutenção industrial preventiva
Para fazer o planejamento de manutenção industrial preventiva eficaz e abrangente, você precisa responder as seguintes questões:
- Quais serviços vão ser realizados?
- Quais materiais serão aplicados?
- Qual tempo será gasto para cada serviço?
- Em que momento os serviços vão ser realizados?
- Quais ferramentas, dispositivos e máquinas vão ser necessárias para realização da manutenção?
- Quais recursos vão ser precisos para executar os serviços?
- Quem serão os responsáveis para executar os serviços?
- Qual deverá ser o custo por unidade, de cada serviço e o custo total?
O planejamento de manutenção industrial preventiva é fundamental para a melhoria dos resultados no chão de fábrica. Quer saber mais? Fale com nossos especialistas.