A quarta revolução industrial, também conhecida por indústria 4.0, ensinou as indústrias que dados precisos de produção, seguros e atualizados garantem uma boa gestão e otimizam os processos industriais.
Com a Internet das coisas – IoT, as indústrias são controladas, integradas e automatizadas por meio de sensores e outras tecnologias. Desde as pequenas fábricas até as grandes indústrias, todas possuem uma série de dados que ajudam a controlar todo o processo de produção, com a ajuda do Big Data.
Leia também: Principais indicadores de produção industrial e como obtê-los
O Big Data é a ferramenta que coleta, trata, analisa as informações a partir do conjunto de dados armazenados. Por conta do Big Data, uma indústria com várias filiais pode cruzar os dados precisos de produção e controlar com maior rapidez e otimização todos os processos industriais.
Otimização dos processos industriais
Para aumentar a eficiência na sua indústria, é importante que o fornecimento de dados precisos de produção. As informações em tempo real são a base da otimização dos processos industriais.
Os principais dados precisos de produção que ajudam na otimização dos processos são:
- Informações de energia;
- Dados de equipamentos e processos como status, medidores, valores de medição;
- Dados sobre entradas manuais como valores medidos off-line, valores de laboratório, e demais informações.
- Informações relativas à manutenção como horários de operação e ciclos de funcionamento;
- Dados QA-relevantes
Para ajudar na análise e otimização, esses dados precisam ser fornecidos de maneira padronizada, precisa e consistente. Para isso, as indústrias precisam contar com uma estrutura de dados e interfaces de alto padrão.
Benefícios dos dados precisos de produção
Os dados precisos de produção servem para ajudar na gestão industrial para melhorar a autonomia, lucro e efetividade dos processos.
Numa pesquisa da PwC – Pricewaterhouse Coopers, quase 90% das empresas acreditam que a utilização dos dados precisos de produção vai garantir um maior rendimento em cinco anos, com menos custos operacionais.
Os principais benefícios dos dados precisos de produção são:
- Maior controle de produção;
- Melhor de gestão de tráfego;
- Autonomia dos equipamentos na tomada de decisão;
- Redução de erros e retrabalhos;
- Gerenciamento das etapas de produção;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Otimização da produção;
- Respostas mais precisas e rápidas;
- Melhora na gestão de relacionamento com clientes;
- Possibilidade de cruzamentos de dados entre matriz e filial.
Os dados precisos de produção servem como base para que as fábricas iniciem o processo de modernização e expansão. As indústrias que utilizam os dados precisos, conseguem otimizar os processos e reduzir os custos operacionais.
Quer saber mais sobre softwares que ajudam a otimizar processos de sua indústria? Fale com nossa equipe.