A manufatura avançada tem se tornado uma realidade nas indústrias, por meio do uso de recursos tecnológicos, a gestão de produção industrial é transformada de forma abrangente e em tempo real.
O sistema MES – Manufacturing Execution System, gerencia todas as etapas do chão de fábrica, com dados precisos e em tempo real. De posse dessas informações, o gestor é capaz de avaliar todas as variáveis da produção industrial, realizar mudanças, disparar processos automaticamente e fazer agendamentos. Por consequência, haverá um aumento de produtividade na indústria.
O MES possibilita que o gestor faça toda gestão industrial em tempo real e acompanhe o funcionamento de todos os equipamentos, verifica quais máquinas estão com baixo rendimento e apresentando problemas, e quais são os gargalos de produção da sua indústria.
Benefícios da gestão de produção industrial em tempo real
A gestão de produção industrial é indicada para todas empresas, independentemente do tamanho ou segmento da indústria. Com isso, é possível fazer a otimização e ajuste de todas as etapas com maior precisão. Com o acompanhamento em tempo real, os gestores podem tomar decisões de forma mais estratégica.
Confira os principais benefícios da gestão de produção industrial:
Aumento da produtividade deve ser o foco da gestão de produção industrial
O acompanhamento em tempo real permite que o gestor antecipe problemas que possam acontecer no ciclo das tarefas. Com isso, é possível se adequar, realocar recursos, definir novas estratégias e corrigir os rumos da produção.
O resultado é o aumento da produtividade com menos gargalos, erros, riscos de sobrecargas, etc.
Leia também: Software MES integrado ao ERP, otimizando o controle de sua indústria
Rapidez na análise das informações
Para realizar a gestão de produção industrial em tempo real, é importante contar com um sistema que acompanha e analisa todas as informações com rapidez. Com isso, o gestor pode tomar decisões mais assertivas e estratégicas.
Os dados coletados pelo sistema permitem uma análise de maneira mais rápida. Por exemplo, caso haja alguma anomalia com um determinado equipamento, é possível realizar um agendamento automático de manutenção antes que a falha realmente aconteça.
Redução dos custos
Com o aumento da produtividade, análise das informações de forma mais rápida, os processos são otimizados, os equipamentos ficam menos tempo parados, a mão de obra é usada com mais eficiência, e por consequência os custos de produção são reduzidos.
A gestão de produção industrial em tempo real permite a integração de todas as etapas dos processos. Isso permite identificar desvios no planejamento e realinhar os procedimentos.
Planejamento a longo prazo
A gestão de produção industrial em tempo real abre espaço para ações corretivas. Com isso, o gestor tem mais controle de todo processo, o que permite realizar planejamento de curto a longo prazo.
A gestão de produção industrial em tempo real é um diferencial competitivo.
Otimização dos recursos
A gestão de produção industrial em tempo real permite a redução de desperdício das matérias-primas, uma vez que serão realizadas manutenções preventivas a fim de evitar falhas nos equipamentos.
Por meio da gestão de produção, é possível também acompanhar o desempenho dos colaboradores, como queda de performance, atrasos, desvios de padrões de qualidade. Dessa forma, é possível oferecer reciclagem ou treinamento, alterar turnos, etc.
A gestão de produção industrial garante ao gestor um controle mais eficiente sobre cada etapa de produção.