fbpx
conectividade

Conectividade, um dos grandes diferenciais da Indústria 4.0.

Um dos principais diferenciais da Indústria 4.0 é a integração vertical e horizontal, em que os dados fluem em todas os níveis da empresa e por toda cadeia de valor. A integração horizontal trata-se da conectividade de todos os sistemas corporativos, com eficiência operacional, flexibilidade e automação nos processos de produção. 

 

 

A conectividade no chão de fábrica

As unidades de produção e os equipamentos estando conectados possuem propriedades definidas e podem comunicar em tempo real o status do desempenho de cada máquina. 

Equipamentos e unidades de produção devem responder de maneira autônoma a todo os requisitos dinâmicos de produção. 

O chão de fábrica inteligente e conectado será capaz de produzir mais peças e reduzir o tempo de inatividade das máquinas. 

 

A conectividade e a privacidade

A conectividade na Indústria 4.0 exige que todos os dados sejam compartilhados com parceiros, alguns clientes, fornecedores e subcontratados. 

Para que ocorra essa transparência, tornando a produção mais flexível e ágil, as empresas precisam garantir que os dados sejam seguros e somente ser acessados, conforme a necessidade. 

 

A conectividade e as instalações de produção

A indústria 4.0 deve promover a conectividade no MES – sistemas de execução de manufatura, já na planta das instalações de produção. 

Dessa forma, os dados da instalação como atrasos inesperados, níveis de estoque, entre outros serão compartilhados para todos os setores da empresa. Com isso, as atividades de produção poderão ser deslocadas de forma automática entre as instalações, para responder de maneira eficiente e rápida as variáveis que ocorrem na produção. 

 

A conectividade e o dimensionamento dos sistemas

Para comportar a conectividade da indústria 4.0 e a velocidade e volume que os dados precisam ser transmitidos e analisados, é fundamental um planejamento minucioso na infraestrutura de TI.

Para armazenar essa quantidade de dados, as empresas vão precisar dimensionar os sistemas e implementar recursos que garantem a privacidade e segurança dos dados, principalmente se os provedores de serviços estiverem em nuvem.

 

A conectividade e a cadeia de suprimentos

A indústria 4.0 precisa que os níveis de colaboração sejam automatizados e os dados transparentes na cadeia de suprimentos. A conectividade ajuda na logística upstream e na cadeia downstream para que todo processo de produção seja provisionado e finalizado no tempo previsto. 

 

A conectividade na Indústria 4.0 visa a união todos os setores da empresa. Isso desde o chão de fábrica, gerenciamento de produtos, qualidade na produção, vendas, TI, marketing, assim por diante. 

Com a conectividade, as empresas ganham uma vantagem competitiva crucial no mercado. Elas são capazes de responder mais ágil e de maneira adequada à novas oportunidades e mudanças mercadológicas.