A manufatura ágil na indústria, ou agile manufacturing é um conceito novo aplicado a manufatura para atender o novo perfil de consumidor. Atualmente, o cliente está disposto a comprar pela internet e pagar um valor a mais pelo produto, se for melhor do que o modelo que o consumidor procura.
Hoje em dia, as indústrias precisam entender que a questão não é mais preço e sim o valor agregado que determinado produto apresenta ao cliente. Essa mudança obriga que as indústrias sejam ágeis, ou elas estarão abaixo da concorrência, e em pouco tempo, até fora do mercado.
A manufatura ágil na indústria aumenta a produtividade. E nos próximos 10 anos, vai se tornar corriqueira essa forma de produzir qualquer produto. As indústrias que não conseguirem se adaptar até lá, vão fechar as portas.
Base da manufatura ágil na indústria
Muitos gestores imaginam que será muito complexo tornar sua manufatura ágil. Mas o processo não é tão difícil. O ponto chave da manufatura ágil é a constante mudança do mercado e o seu preparo para essas mudanças. Entre outras palavras, o tempo que uma indústria produz em massa um mesmo produto está no fim.
Leia também: Manufatura ágil e manufatura enxuta, qual a diferença?
As indústrias precisam adotar novas técnicas de lean manufacturing (ou manufatura enxuta) para que a produção se torne ágil. Os principais exemplos são: produção puxada, redução de desperdício, just in time, entre outros.
Outro fator preponderante para a manufatura ágil na indústria é a utilização da tecnologia de informação, de forma intensiva. Nesse tipo de manufatura, os sistemas estão interligados, o que permite mudar o caminho de uma produção de forma consciente e rápida.
Confira abaixo, a linha evolutiva da gestão de produção para ser utilizada pelas empresas. Não significa que toda indústria precisa seguir a linha à risca e passar por todas as etapas. Por exemplo, uma manufatura pode se transformar em ágil com base nos dados de produção em tempo real. Isso fará com que a indústria analise e refaça o planejamento diário, sem a necessidade de adotar as técnicas da manufatura enxuta ou lean manufacturing.
Muitas indústrias adotam algumas técnicas da manufatura enxuta e já realizam a gestão de produção em tempo real com algumas áreas da empresa como vendas, compras, PCP, etc.
Mas afinal, qual é a diferença entre manufatura ágil e manufatura enxuta?
As indústrias precisam saber a diferença entre manufatura ágil e manufatura enxuta para reduzirem custos, otimizarem processos produtivos e se manterem competitivas. Confira 3 diferenças entre a manufatura ágil na indústria e a manufatura enxuta:
Nível de estoque
A primeira diferença entre a manufatura ágil na indústria e a manufatura enxuta é em relação ao nível de estoque. Na lean manufacturing, a empresa precisa ter uma quantidade grande de componentes e peças. Isso faz com que a indústria tenha um alto estoque.
Já a manufatura ágil depende da confecção modular de uma peça, o que indica uma redução do estoque, e por consequência, custos.
Ordem da produção
A configuração da produção na manufatura enxuta depende dos funcionários produzirem uma peça ou um conjunto de peças. Isso obriga que as peças passem pelas mãos de vários colaboradores, dentro da linha de montagem.
Leia também: 7 dicas para melhorar a gestão de produção da sua indústria
Já na manufatura ágil, a configuração da produção conta com um sistema de automação, utilizando poucos funcionários. Esses poucos colaboradores vão apenas fazer reparos nas máquinas robóticas ou realizar pequenos ajustes. Entre outras palavras, o operador não cria o produto fisicamente, o que torna a manufatura mais eficaz, mais ágil, reduzindo custos com mão-de-obra.
Produtos personalizados
A alteração de qualquer parte de um produto na manufatura enxuta demanda um novo desenho e protótipo para que sua funcionalidade seja verificada. Isso tudo exige mais custos e tempo.
No caso da manufatura ágil na indústria, é possível alterações rápidas na estrutura do produto, sem o comprometimento das tarefas na linha de produção. Isso evita mais custos elevados.
Por meio dessa rápida personalização, os produtos são confeccionados com mais qualidade e se tornam mais competitivos, diante da concorrência.
A manufatura ágil na indústria atende às demandas do mercado com otimização de recursos, personalização dos produtos e maior rapidez na entrega. Dessa forma, aderir a manufatura ágil é mais do que uma opção. Hoje em dia, é uma questão de sobrevivência para as indústrias.