A execução dos processos de fabricação é feita através de um planejamento de produção industrial no setor têxtil. Portanto, esse planejamento organiza todo processo produtivo, facilita reposições e programações e apuração de custos por meio de Ordens de Produção (OPs).
Mas afinal o que são OPs?
As ordens de Produção são documentos que reúnem as características e especificações de um material que será produzido e fazem disparar todo o processo de fabricação.
Todas informações precisam estar presentes nas OPs: prazos, matérias-primas a serem utilizadas, quantidade, entre outras. Dessa forma, favorece o planejamento e o controle da produção industrial no setor têxtil, incluindo os processos de estoque e a movimentação dos materiais no estoque.
Ciclo de vida das OPs
As ordens de produção nascem do planejamento de produção ou MRP. A partir daí, todos os materiais necessários para produzir são devidamente calculados e empenhados para produção.
O planejamento de produção e o MRP são calculados por um sistema de gestão ERP industrial. Quando as OPs planejadas passam para o status de confirmadas, os empenhos também são confirmados.
Após a confirmação e a conferência de documentos, as OPs precisam ser liberadas para iniciar a produção. A partir da ordem liberada, há a solicitação de materiais para produção, tornando a OP requisita.
Quando encerra a produção, o status da OP muda para encerrada, sendo que os materiais consumidos são absorvidos pela produção e o produto final fabricado vai para o estoque ou para entrega.
Caso haja mudança de planos, a qualquer momento, a OP pode ser cancelada.
Muito além do envio de OPs
O planejamento de produção industrial no setor têxtil vai muito além simplesmente do envio de OPs. Há várias vantagens em realizar um planejamento corretamente. As principais são:
Processos mais organizados
O planejamento de produção industrial contribui para deixar os processos mais organizados, afim de atender demandas diferentes. Isso é fundamental para indústrias que trabalham com diferentes ambientes de produção.
Sem planejamento, a desordem pode tomar conta do lugar e atingir o atendimento de determinada demanda. A desorganização pode provocar o não cumprimento de metas e algum cliente pode ficar sem produto no prazo estipulado.
Com o planejamento de produção industrial, é possível organizar as ordens de produção conforme as características da empresa.
Gestão de insumos
Num planejamento de produção industrial, as OPs devem conter todos os insumos necessários para a fabricação do produto. Para atender todas as demandas, é fundamental que o setor revise a quantidade de matérias-primas conforme cada demanda para evitar que falte. Enfim, é importante fazer a gestão de insumos.
Quando há planejamento, a OP pode ser iniciada, pois não faltará matéria-prima, mantendo o controle de qualidade e o desempenho de todos os colaboradores.
Layouts de documentos diferentes
O planejamento de produção industrial também deve levar consideração os layouts diferenciados para cada tipo de ordem de produção. Nas indústrias, cada setor é responsável pela fabricação de um determinado pedaço do produto. Portanto, cada setor deve receber um layout de documentos diferente. Isso otimiza tempo e mantém os setores focados.
Tipos de ordem
Nas indústrias, há vários tipos de ordem de produção:
OE – ordem de estrutura
OM – ordem de montagem
OA – ordem de assento
É importante que no planejamento de produção industrial, cada ordem receba um código ligado a determinado produto que está sendo produzindo. Dessa forma, todos os setores saberão em qual área da indústria a ordem precisa ser direcionada.
A automatização do planejamento de produção industrial
Para os gestores que desejam explorar a capacidade máxima de sua indústria, a solução é automatização do planejamento no setor têxtil. A empresa precisa adquirir uma solução capaz de programar as ordens de produção e otimizá-las. Também é possível fazer o gerenciamento de vários setores.
O monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de tudo que é fabricado, é uma das principais vantagens dessa automatização. Isso só é possível por meio de um software bem elaborado. Com isso, as OPs terá seus ganhos maximizados e vão possibilitar que as matérias-primas sejam utilizadas da melhor forma possível.
Quando uma fábrica implementa um sistema de gestão empresarial, ou melhor, um ERP industrial apropriado, a OP será gerada com base nos pedidos de venda ou combinando previsão de vendas, MRP e planos de produção. Com isso, a empresa padroniza seus processos, sendo capa de calcular a montagem com precisão.
Outro fator importante para escolher uma solução automatizada é a capacidade de integrar todos os setores da fábrica num único ambiente. Assim, será possível trabalhar com todos os dados, pois as informações estarão centralizadas e acessíveis para os colaboradores.
Isso é fundamental para otimizar o tempo de produção, pois não haverá necessidade de consultar outras bases de dados. Todas as tomadas de decisão poderão ser mais rápidas. Com um sistema automatizado, o planejamento de produção industrial pode integrar todos os setores.
Além disso, as OPs podem ser geradas de forma automática, uma vez que o sistema possui o cronograma de fabricação, os pedidos de vendas, a quantidade de matéria-prima, tudo registrado no mesmo ambiente digital. Com isso, pedidos de itens, solicitação de compras de matéria-prima em falta serão realizadas automaticamente. Como também, a baixa no estoque, emissão de nota fiscal, além de outros procedimentos.
Relatórios de produtividade
Um software voltado para a produção industrial no setor têxtil também precisa ser capaz de emitir relatórios de produtividade por categoria. Materiais consumidos, ordem de produção, produtividade e alocação de maquinário podem ter relatórios separadamente ou completo. Isso reduz a possibilidade de erros.
A solução Vedois Tear é capaz de integrar com qualquer sistema ERP do mercado. Com isso, as indústrias serão capazes de controlar a produção em tempo real, sem a necessidade que operadores intervenha. A solução Vedois Tear oferece maior controle, em menos tempo e com mais lucro.
Além disso, as empresas conseguem gerenciar as ordens de produção automaticamente, monitorar os equipamentos que estão em produção, parados ou em manutenção. Com o Vedois Tear, o gestor pode monitorar todo planejamento de produção pelo computador, tablet ou smartphone.