A gestão de qualidade é uma área que possui grande importância para garantir que uma empresa se mantenha ativa a nível de competição com suas concorrentes, isso se dá pelo processo de inspeção na gestão de qualidade fabril.
Apesar de toda a tecnologia que somos expostos todos os dias, as origens da gestão da qualidade e dos seus processos tiveram sua origem há muitos tempo, em virtude do aumento significativo das indústrias no século passado onde tiveram fortes influências do fordismo.
Hoje é possível conhecer com mais detalhes os processos de inspeção na gestão de qualidade.
Porque a inspeção na gestão na qualidade fabril é importante?
Qualidade é sinônimo de empresas referências em seus nichos de mercados, representa pelo ISO 9000: 2015.
Essa certificação retrata a gestão de qualidade como um conjunto de características que atende a todos os requisitos.
Quando relacionamos à gestão na fábrica, justamente é direcionar pontos a serem analisadas, questionados e melhorados em cada setor do ambiente fabril.
O que é um sistema de gestão de qualidade?
É um sistema criado para documentar os processos, os procedimentos e as responsabilidades numéricas, para se alcançar a qualidade.
Nesse caso, ele é um suporte para coordenar as atividades executadas por empresas que visam atender as necessidades de seus clientes, melhorando a todo momento a sua eficiência e eficácia.
Quais decisões devem ser tomadas no processo de gestão de qualidade fabril?
Assim que se tem compreensão total do quanto a gestão de qualidade é importante para a sobrevivência de qualquer empresa, é necessário analisar alguns pontos para que realmente ela seja executada da melhor forma.
Os dois pontos principais são:
-
- A: analisar o cenário atual da empresa
- B:analisar o cenário futuro da empresa
Hoje é o mercado quem dita as regras de compra, escolhendo o valor que deseja e que vai pagar por determinado produto.
Nesse caso, a empresa precisa entender que necessita ter um custo que possa possuir um valor de produto final atrativo para seu cliente.
Atualmente, as empresas têm sofrido para manterem-se no topo.
Procurando sempre a linha tênue entre o baixo custo e alta qualidade.
E é exatamente nesse ponto em que muitas empresas perdem mercado.
Quais os processos de uma inspeção de qualidade fabril?
Para entender de fato a inspeção na gestão de qualidade fabril, vamos elencar alguns pontos:
- Focar na qualidade: Parece fácil, mas esse é um ponto importante e por vezes esquecido. A qualidade que deve estar em foco não é só a do produto final. Ela vai desde as tomadas de decisões na fábrica, nos líderes de setores e seu relacionamento com os funcionários, nas relações com os fornecedores, nas tomadas de decisões, sejam elas decisões simples ou complexas.
Inspeção na gestão de qualidade para todas as áreas
A qualidade em todas as áreas da fábrica deve ser vista como um ponto de competição no mercado, e não como um fardo, ou algo que não merece total atenção.
- Definir os objetivos: Como um segundo passo fundamental, é necessário definir os objetivos de sua empresa, em nosso caso, da fábrica. Os objetivos devem ser claros, só assim será possível realizar um processo de inspeção juntamente com os indicadores da empresa, para entender onde ela está e onde deseja chegar, essa inspeção irá ajudar a minimizar os erros do passado e maximizar a qualidade da fábrica.
- Necessidade de inspecionar sempre: É imprescindível para que uma inspeção na gestão de qualidade fabril seja realmente eficaz, que haja parâmetros e critérios a serem atendidos. Mas, para que isso? Para aumentar a produção da qualidade na entrega do produto final, evitando transtornos posteriores.
Essa inspeção consiste em uma etapa de bastante percepção e agilidade, pois qualquer erro em um dos processos poderá ser corrigido a tempo, evitando assim que a qualidade do produto seja prejudicada, estar sempre um passo à frente pode salvar sua produção.
- Esteja sempre perto: Quando se está sempre por perto na inspeção da qualidade fabril, é possível ter um parâmetro de qualidade completa. Estar perto, desde a ideia/criação dos produtos, processo de execução e até em seus pontos de venda (Sim! sair das quatro paredes da fábrica é importante). Dessa forma, o gestor terá um feedback de cada área em que seu produto se encontra.
- Não parar nem relaxar: Aqui encontramos um dos maiores erros que gestores de qualidade cometem, e que acabam fazendo com que todo o trabalho que já havia sido executado se perca no caminho.
O ato de parar ou até mesmo de diminuir os processos de inspeção na gestão de qualidade fabril acaba gerando um “desaceleramento” na qualidade que foi pouco a pouco conquistada.
Conclusão
Deve-se ter em mente um exemplo claro e simples de como enxergar a gestão da qualidade em uma empresa.
Pense nela como em uma pessoa que está aprendendo um novo idioma.
No início é preciso ler, escrever, cantar, ouvir e assim o aprendizado acaba sendo fixado.
No entanto, se não houver uma prática diária, o construído que foi assimilado, será perdido pouco a pouco, e todo o investimento intelectual e financeiro, terá sido em vão.
Essa simples assimilação serve de lembrete para que o processo de gestão de qualidade não seja deixado para trás assim que se alcançar a excelência.
A busca pela qualidade em todos os setores de uma fábrica deve ser contínua.
Com esse pensamento de continuidade, sua fábrica estará sempre entre as mais competitivas no mercado.