As empresas possuem desafios diários como aumento de lucros, melhoria nos processos de produção, redução de despesas e lucros e melhoria na produtividade. Para alcançar os objetivos desejados, as empresas precisam investir em ferramentas de gestão de qualidade fabril.
Implementar um sistema de gestão de qualidade é uma forma de melhorar todo o processo de forma contínua. Mas o que é gestão de qualidade fabril e qual sua importância?
A gestão de qualidade fabril é uma estratégia utilizada pelas empresas focada em associar mais qualidade às rotinas, produtos e processos de uma organização.
Essa gestão tem por objetivos a melhoria da eficiência dos processos produtivos, aumento da satisfação dos clientes e redução de custos.
Por conta do aumento da competitividade e o grau elevado de exigência dos clientes, as empresas investem cada vez mais na gestão de qualidade fabril, a fim de melhorar o desempenho global e ter destaque no seu nicho de mercado.
Para isso, é fundamental conhecer as certificações em normas técnicas, como o ISO 9001 e ISO 14001. Essa sigla ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) e tem por objetivo a implementação dos padrões e técnicas para as empresas melhorarem a qualidade dos serviços e produtos.
Embora não seja obrigatória, a certificação ISO 9000 aponta que a empresa possui uma gestão voltada para qualidade conforme as normas internacionais. Já o ISO 14000 é voltado para sistema de gestão ambiental (SGA) e oferece diretrizes para rotulagem, auditorias ambientais, análise do ciclo de vida dos produtos e avaliação do desempenho ambiental.
Principais ferramentas de gestão de qualidade fabril
Além dessas certificações, há diversas ferramentas de gestão de qualidade fabril.
As 7 principais incluem controle de análise e de qualidade, estatísticas e são capazes de sanar até 95% dos problemas que as empresas apresentam. Confira:
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Diagrama de Dispersão
Ferramenta usada para apresentar a relação entre causa e efeito. O diagrama é representado por valores de duas variáveis simultaneamente, em gráfico. Ela mostra a alteração de uma variável em função da outra.
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Fluxograma
Ferramenta mostra uma visão global do produto, apresentando todo o fluxo por ele passa.
Ela representa os passos de um processo graficamente e auxilia a aumentar a produtividade dos funcionários e garantir a qualidade.
Além disso, com essa documentação do fluxo de atividades, o gestor pode realizar melhorias em todo processo.
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Diagrama de Pareto
É um gráfico de barras que ordena da maior para a menor a frequência das ocorrências. Isso permite que o gestor visualize, identifique e priorize as causas e o problemas, concentrando esforços no que for mais importante.
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Folha de verificação
É uma planilha em que consta informações marcadas para análise. Embora seja uma ferramenta simples, ela é muito eficiente e economiza tempo. É possível acompanhar a produção por dia, semanal e mensalmente.
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Carta de Controle
Ferramenta que identifica as causas de variações indesejadas como falhas de equipamento ou causadas por determinado colaborado. Ela ajuda se o processo está dentro dos padrões.
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Histograma
É um gráfico de barras que apresenta com que frequência acontecer uma determinada amostra de informações. No processo fabril, o histograma é usado para analisar a frequência de padrão dos processos, se os requisitos foram atendidos ou se sofreram alterações.
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Diagrama de Causa e efeito
Indica de forma fácil e simples as possíveis causas para um problema determinado.
Saiba mais sobre o Diagrama de Causa e efeito
Também conhecido por diagrama de espinha de peixe ou diagrama dos 6Ms ou Diagrama de Ishikawa, essa ferramenta é complementarmente visual em formato de gráfico.
Desenvolvida pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, em 1943, o diagrama de causa e efeito tem por objetivo principal ajudar as equipes a descobrirem as causas reais dos problemas que acontecem nos processos.
O projeto do engenheiro foi criado pensando que qualquer pessoa pode utilizar, desde os funcionários do chão de fábrica até os principais gestores.
O diagrama de causa e efeito representa graficamente as causas que reduzem a produtividade da empresa.
O diagrama é de fácil entendimento e muito simples para ser construído.
Ele traz vários benefícios para empresas. Os principais são:
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- Organiza a ideias do grupo;
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- Envolve toda equipe na gestão da qualidade;
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- Explora os desdobramentos de todo problema;
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- Aperfeiçoa os processos;
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- Identifica possíveis causas;
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- Apresenta de forma mais clara os problemas;
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- Registra visualmente todos os dados, facilitando as análises futuras;
- Hierarquiza as causas encontradas.
Quando bem utilizado, o diagrama de causa e efeito melhora a gestão de qualidade fabril.
A construção do diagrama de causa e efeito
Para construir o diagrama de causa e efeito, siga os passos abaixo:
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- Defina o problema que precisa ser analisado.
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- Num papel, faça uma seta horizontal apontando para direita.
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- Desenhe um quadrado na ponta da seta.
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- Escreva qual é o problema a ser analisada dentro do quadrado.
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- Desenhe traços diagonais no corpo da seta. Eles serão as categorias com as causas encontradas.
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- Reúna sua equipe, discuta e defina as possíveis causas, seguindo a lógica do 6M: método, máquina, medida, meio ambiente, material e mão-de-obra.
- Enumere as causas conforme importância ou gravidade e insira no gráfico.
Exemplo de Diagrama de causa e efeito
É fundamental utilizar essas ferramentas de gestão de qualidade fabril para reduzir a quantidade de falhas nos processos.
O diagrama de causa e efeito vai ajudar as empresas a se aprimorarem constantemente, solucionado os problemas que venham a surgir na produção, desde os mais simples até os mais complexos.