Toda empresa possui indicadores de desempenho fundamentais para suas produções, e assim, elas podem fazer um aprimoramento sempre que necessário em seu sistema organizacional. E por consequência, a empresa pode comparar, corrigir e melhorar seus números em relação a produção.
Além disso, esses indicadores de desempenho fundamentais visam sempre otimizar o controle, resgatar o planejamento estratégico da empresa e de suas ferramentas administrativas.
Confira os 5 indicadores de desempenho fundamentais para a indústria:
Produtividade
O que você pensa em otimizar hoje no seu setor? Se alguém fizesse essa pergunta a qualquer gerente de indústria, com toda a certeza a resposta seria: a produtividade. A produtividade é um dos indicadores de desempenho fundamentais mais importantes e tem como finalidade medir a proporção dos recursos de produção e suas saídas.
Para explicar de maneira mais simples, a produtividade é produzir com o máximo de eficiência. Para tal, é necessário que o setor de produção seja administrado por uma boa gestão, com foco em liderança e que venha agregar aos objetivos da organização. Produzindo com qualidade terá mais produtos no mercado e consequentemente, irá atrair mais clientes.
Qualidade
A qualidade pode ser classificada como característica ou atributo que um determinado produto terá após o seu estágio final. Através dela, podemos fazer uma análise para saber se atende às exigências dos clientes. Se por um lado, a produtividade é a eficiência aplicada ao máximo, a qualidade exige o máximo de eficácia.
Os atributos de um produto são o resultado de uma produção bem eficiente em conjunto com um planejamento bem traçado. Em uma indústria que sempre visa otimizar sua produção, a qualidade é peça fundamental na elaboração dos indicadores de desempenho fundamentais.
É importante enfatizar que os clientes compram por incentivos e curiosidade, se a qualidade do produto conquistar o cliente, ele logo irá comentar com outras pessoas. E e isso gera mais procura, e se transforma em mais pedidos e assim, mais produção e capital. Não é só a propaganda que é a alma do negócio, tudo começa na qualidade do produto que está sendo vendido.
Capacidade
Também chamada de know-how, é um dos indicadores de desempenho fundamentais e indispensáveis em uma indústria. Em primeiro plano, deve-se entender que ter capacidade é mais do que conhecer determinado assunto ou procedimento.
Uma indústria que almeja sempre se superar, a capacidade deve ser vista como um ato de possuir competência e destreza, se unindo à excelência na função exercida.
Gerenciar diferentes grupos não é uma tarefa fácil para nenhum líder. Sob essa ótica, é fundamental as empresas começarem a investir em um profissional bem preparado e que possua uma visão macro de amplitude, sem a qual, a produção irá sofrer com métodos arcaicos de gerência.
Estratégia
Tem como base a arte de liderar uma equipe, e não é à toa que ela está entre um dos fatores fundamentais de desempenho para a indústria. Nenhuma organização funcionará bem e sobreviverá a fortes investidas da concorrência sem ter um plano estratégico que a mantenha sempre no topo de satisfação dos seus clientes.
Traçar uma boa estratégia vai resultar em um excelente desempenho de produção em relação aos fatores de avaliação para que ocorra o êxito esperado.
Eles devem estar equiparados com os objetivos e metas da empresa e aos fatores de julgamentos críticos do sucesso da organização, é de suma importância que eles estejam diretamente alinhados.
Indicadores financeiros
A área de finanças é uma das mais difíceis de administrar, pois esse ramo necessita sempre de números de balanços financeiros, estoques, valores de vendas, entre outras.
Esses indicadores estão relacionados diretamente ao fluxo de entrada e saída das finanças da empresa. Eles trabalham com a necessidade de existência do capital de giro, com indicadores de liquidez e com prazos médios de pagamento e de recebimento.
Capital de giro
Esse está relacionado ao valor mínimo que toda empresa deve possuir para garantir que seus procedimentos não parem por falta de recursos para pagar colaboradores e fornecedores. Em outras palavras, são os recursos financeiros que estão em estoque para suprir qualquer ausência.
Indicadores de liquidez
Trata-se do pagamento da empresa, estes são indicadores financeiros de verificação de crédito que expõem a situação da empresa quanto a recursos disponíveis para quitar dívidas existentes com terceiros.
Prazos médios de pagamentos e recebimentos
Determinam e cuidam do pagamento e recebimento, usando Indicador-chave de desempenho (KPIs). Também ponderam a capacidade que uma empresa possui de cumprir dentro do prazo os seus compromissos e deveres de ordem financeira no prazo estabelecido. Essa competência é tão importante que chega a ser mais visada do que a capacidade de gerar lucros.
Todos estes indicadores atuam como ferramentas que conduzem o processo de produção em uma indústria e visam sempre sua melhoria, com planejamento estratégico para atingir objetivos na empresa.