Os empreendedores encaram dificuldades nos dias de hoje em função da alta competitividade. Em qualquer segmento, é indispensável aperfeiçoar, de modo constante, mercadorias que os clientes desejam comprar. Além da obrigação de desenvolver e projetar com despesas diminuir e vender com lucro. O envio de arquivos CAD/CAM na indústria também se insere nessa necessidade de seguir atingindo níveis altos de desempenho e inovação.
Em nenhum ambiente isso é mais evidente do que na integração do projeto ao seu processo de desenvolvimento. Há pouco tempo, as equipes envolvidas no projeto de produção e de fabricação atuavam de forma distante.
Essa falta de contato foi e continua sendo o grande problema que envio de arquivos CAD/CAM na indústria tende a sanar.
Conceito de projetos CAD/CAM
De modo geral, o CAD/CAM se refere a produção de projetos e arquivos através do computador e outros equipamentos. Isso porque é um programa destinado para o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos variados.
Nos dias de hoje, o CAD é o emprego da tecnologia de computação para um projeto, bem como todo o desenrolar desta iniciativa. Os softwares CAD/CAM são destinados a criação de um item e também para realizar processos de manufatura. Sobretudo, nas tarefas de usinagem CNC.
Basicamente, a usinagem CNC ocorre com uma máquina gerenciada por mecanismos numéricos. Isso quer dizer que é um modo de fabricação que adota computadores para automatizar ferramentas em inúmeras fases do ciclo produtivo.
Vale salientar que ainda que o programa CAM utiliza os modelos e as montagens feitas no programa CAD. Tudo para desenvolver possibilidades de ferramentas que comandem os maquinários necessários com a finalidade de transformar os projetos em peças físicas.
Desta maneira, o programa CAD/CAM é aproveitado especialmente para o desenvolvimento de protótipos e também de peças finalizadas.
Como acompanhar com problemas envio de arquivos CAD/CAM na indústria?
De modo geral, a criação de um produto possui dois processos separados. Inicialmente, a projeção de um produto e, posteriormente, o seu desenvolvimento. A utilização de uma estrutura distinta e não integrada para o envio de arquivos CAD/CAM na indústria pode deixar tudo mais difícil.
Isso porque a criação da linha de produtos é feita com falhas na comunicação tanto no projeto quanto na produção. Essa situação termina com aumento nas despesas, no tempo de duração e pode até reduzir a qualidade. Principalmente quando surge a necessidade de ajustes e/ou trabalho.
Nestes casos, o projeto carece ser modificado ou corre o risco de ter paralisações na sua fabricação. Afinal, tempo é dinheiro e todo investimento jogado fora eleva os custos e, por consequência, diminui as chances de obter lucro.
Uma taxa elevada de desperdícios e alterações de ferramentas significa capital que não voltará. Atuar com mecanismos não integrados não somente estabelece erros na comunicação, mas ainda levanta a exigência de qualificação e manutenção.
É importante destacar que o sistema não integrado ao projeto de fabricação também pode resultar em dificuldade de relacionamento. Então, há uma chance real de não haver canais saudáveis de troca de ideias e sugestões entre ambas as equipes envolvidas no projeto.
Além disso, esse lapso na comunicação provocada ao atuar em sistemas distintos desenvolve silos organizacionais separados. E cada time se limita a focar e conservar os seus próprios interesses. A partir daí, a capacidade de trabalho em equipe e contribuição é drasticamente reduzida.
Integração no envio de arquivos CAD/CAM na indústria
Ao optar pela integração no envio de arquivos CAD/CAM na indústria, é possível superar as dificuldades ligadas a distância entre projeto e produção. Com uma plataforma unificada, se pode diminuir as fases operacionais, administrar as despesas e ampliar a qualidade. E, simultaneamente, fomentar a ajuda mutua entre os responsáveis tanto pelo projeto quanto pela fabricação.
A Vedois oferece soluções para facilitar o envio de arquivos CAD/CAM na indústria diretamente pela rede. Isso evita o uso de pendrives que podem ser contaminar a máquina com vírus ou ser perderem no processo. Além disso, todas as alterações feitas no processo é gravada automática, portanto, o arquivo se mantém atualizado, o que facilita as próximas produções.